Professores aposentados são vítimas de golpe

Golpistas fazem contato por correspondências e informam pagamento de reembolso

Um golpe que vem sendo aplicado há quase uma década em aposentados de todo o país fez mais uma vítima no fim do mês passado. No último dia 26, um filiado da Apufsc aposentado recebeu uma correspondência em nome da Fundação Nacional de Aposentadorias e Pensões informando que ele estava na lista para receber um reembolso.

Na carta, os golpistas afirmam que o aposentado receberá uma restituição das mensalidades, valor proveniente de uma intervenção da Secretária de Previdência do Ministério da Fazenda. Os dados do aposentado indicados na correspondência são corretos.

No caso relatado à Apufsc, o valor da restituição era de R$ 69 mil e solicitava, para liberação, um depósito de R$ 4 mil. “Os golpistas informaram conta para depósito de taxas e realizaram de forma fraudulenta depósito de cheque na conta dele, que após o bloqueio de um dia no extrato da conta, foram recusados. Depois disseram que se ele depositasse um valor de um tal seguro, o valor da pensão era maior. Ele caiu e realizou um novo deposito na agência”, explica a filha do aposentado atingido.

Há relatos de que o mesmo golpe também é aplicado por telefone.

Carol Gómez/ Naiana Oscar

Compartilhar