Proifes realiza seminário “Presente e Futuro das Universidades e Institutos Federais”

O tema autonomia e liberdade de cátedra faz parte da programação do seminário, que segue até amanhã (1º)

 

Em defesa da educação e em  apoio aos milhares de estudantes, docentes, movimentos sociais e sindicais  que tomam as ruas em defesa do ensino público e contra os cortes orçamentários, o PROIFES-Federação e a ADUFRGS-Sindical realizam o Seminário Presente e Futuro das Universidades e Institutos Federais, que começou na quinta-feira e segue até tarde deste sábado, 1 de junho. O tema autonomia e liberdade de cátedra faz parte da programação do seminário, que é gratuito, aberto ao público e pode ser também assistido ao vivo pelo site do Proifes.

 

Pesquisadores, docentes e investigadores da educação brasileira se reuniram na sede da ADUFRGS, em Porto Alegre, para debater as perspectivas e caminhos para ensino superior. “Além das pautas fundamentais da educação e do ensino superior, também nos preocupamos em construir um projeto de nação, porque somos educadores. Há um projeto mundial para fazer da educação e dos estudantes uma mercadoria. E se não entendermos o problema, não conseguiremos encontrar a solução adequada, as alternativas, e este é o desafio desse seminário”, destacou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato), na abertura do evento.

“Se este governo não tem um projeto para a educação, nós temos. Este presente nós construímos, fomos protagonistas da luta para termos o quadro atual na educação pública nesse país. Portanto, é nossa obrigação lutar pela preservação desse projeto e de nosso futuro. Somos a inteligência que agora está se confrontando com o obscurantismo, e por isso nos reunimos aqui para este debate”, afirmou Paulo Machado Mors, presidente da ADUFRGS-Sindical.

Participam do seminário representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Confederação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (CNTE),  da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ( Andifes) e do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). 

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, representando a Andifes, fez uma reflexão sobre o sentindo de urgência de debater a Educação neste momento. “Um seminário como esse coloca para nós um sentido de urgência para muitas coisas que precisamos discutir e esclarecer, estamos sendo testados nesse momento político do Brasil por novos desafios de velhas políticas. Até mesmo dentro da universidade não temos a oportunidade que temos aqui, com representantes de vários sindicatos, de diferentes estados, debatendo temas importantes, e o PROIFES que sempre foi um parceiro vigoroso da Andifes. Temos as universidades públicas como um grande patrimônio da sociedade, que inegavelmente está do nosso lado”, destacou Rui Oppermann.

Confira a programação de hoje à tarde e amanhã:

31 de maio – sexta-feira

14 h– Perspectivas das Universidades e Institutos Federais/Apresentação Gil Vicente (ADufscar)/ Painelistas- Rui Vicente Oppermann  (Andifes), Jerônimo Rodrigues da Silva (Conif), Carlos Alexandre Netto (SBPC)/Mediação: Lúcio Vieira (ADUFRGS)

1 de junho – sábado

9h- PNE – Avanços e Recuos

Apresentação – Sonia Ogiba (Faced/UFRGS)/Painelistas Dilvo Ilvo Ristoff (Professor e Pesquisador) e Adércia Bezerra Hostin (FNPE)/Mediação – Sílvia Leite (APUB)

14h – Liberdade para Ensinar e Aprender

Apresentação – Aline Kerber (Associação Maes E Pais pela Democracia) Painelistas – Russel Teresinha Dutra da Rosa (Faced/UFRGS), Miriam Fábia Alves (UFG) e Enrico Rodrigues de Freitas (Procurador Regional dos Direitos do Cidadão/MPF e Fórum Permanente de Combate à Intolerância e ao Discurso  de Ódio)/Mediação: Liliane Prestes Madruga (ADUFRGS)

 

Leia mais: Proifes