Modelo de pós-graduação proposto pela USP pode entrar em vigor em 2020

A Capes está na fase final da análise da propostad+ no novo modelo, os alunos vão migrar para o doutorado no final do primeiro ano de mestrado, concluindo a pós-graduação em cinco anos

A Universidade de São Paulo (USP) quer oferecer um novo modelo de pós-graduação, integrando o mestrado ao doutorado, o que reduziria o tempo total de titulação de seis para cinco anos. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Com o novo formato, a instituição espera aumentar o número de doutores e, assim, estimular uma produção científica de maior impacto. Com a redução de um ano, também propõe oferecer um auxílio financeiro maior do que em outros programas para atrair os melhores pesquisadores do País. 

A proposta foi encaminhada à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),  principal financiadora da pós-graduação na USP. Segundo o Estadão, a análise está em fase avançada e a expectativa é de que o convênio para o novo formato seja assinado ainda no 2º semestre, para que comece a vigorar em 2020. Outras três universidades Unicamp, Unesp e Unifesp estudam aderir à proposta.

Leia mais: O Estado de São Paulo