Ataques ao Inpe

Colegas, temos lido e visto, nos últimos dias, manifestações de figuras públicas do Governo Federal, com ataques ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ao diretor deste órgão, Dr. Ricardo Galvão.

O INPE é um patrimônio da Nação, tendo contribuído por décadas, e sob governos de diferente matizes políticas, com trabalhos relevantes ao país. Tem um corpo técnico de excelência, com prestígio nacional e internacional. Vejo com preocupação que personagens que deveriam valorizar este histórico e defender a instituição vêm, ao contrário do que se espera, realizando constantes ataques à independência e competência do INPE e à honra de seu diretor, sempre revelando interesses políticos ou ideológicos.

O Dr. Ricardo Galvão tem um histórico de décadas de excelente serviço prestado à ciência brasileira, com centenas de artigos publicados em revistas científicas de gabarito e várias dezenas de profissionais formados sob sua supervisão, o que pode ser facilmente atestado em seu currículo no CNPq.

É importante ressaltar que o método científico precisa de dados confiáveis e a contestação e a discussão sobre estes dados, sobre a metodologia de sua obtenção e a argumentação usada em sua interpretação são inerentes a esta atividade. Esta não só depende da crítica e da discussão livre como as incentiva. Entretanto,  o que vemos atualmente é a contestação ideológica ou política da atuação do órgão e da publicação dos dados sobre desmatamento. Este é um ataque não só ao INPE como à ciência de qualidade feita no país, colocando-a em posição de subserviência a interesses políticos de ocasião.

O que se espera dos representantes de todos os cidadãos brasileiro é que valorizem e defendam o patrimônio da Nação e não que   coloquem em dúvida a integridade de quem contribuiu e contribui de forma competente para a ciência brasileira. Quando assim o fazem, trazem claro prejuízo ao desenvolvimento e à soberania nacionais.

Professor do Departamento de Física