Ministério da Ciência e Tecnologia tem 1,5 mil cargos vagos

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem 1,5 mil cargos vagos atualmente, o que equivale a um terço dos cargos existentes. A informação é do representante da pasta, diretor de Governança Institucional do ministério, Johnny Ferreira dos Santos, em audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) em 17 de julho. A audiência debateu a crise orçamentária e de pessoal na área científica e tecnológica.

“Hoje, se o Ministério da Economia nos autorizasse um concurso, eu não precisaria criar cargos” afirmou o diretor Johnny Ferreira dos Santos.

Conforme o diretor, apenas 18% dos cargos estão na administração central do ministério. O restante dos cargos está nas 16 unidades de pesquisa. Além disso, cerca de 60% dessa força de trabalho está acima dos 51 anos, ou seja, com muitos servidores próximos da aposentadoria. Santos afirma estar preocupado, porque o impacto está sendo maior justamente nas unidades de pesquisa.

O diretor do MCTIC disse ainda que de 2012 a 2019 houve o ingresso de 573 profissionais, mas 1.196 servidores se aposentaram, gerando um déficit de 623 funcionários.

O Ministério possui diversas agências, conselhos, empresas públicas, unidades de pesquisa e organizações vinculadas.

Leia Mais: Jornal da Ciência