​Conselho de Representantes decide adiar votação da filiação nacional

Em reunião nesta sexta-feira (30), o Conselho de Representantes da Apufsc-Sindical decidiu adiar para outubro a votação sobre a filiação nacional do sindicato ao Andes ou Proifes. A Assembleia Geral estava prevista para acontecer no dia 10 de setembro, mas o CR decidiu adiá-la para o mês de outubro, previsão esta que poderá ser reavaliada na próxima reunião do CR, prevista para o final de setembro.

A importância de focar a atuação do Sindicato nos desafios que a universidade vem enfrentando, com os cortes orçamentários e a discussão sobre o Future-se, motivaram a prorrogação da decisão sobre a filiação nacional. Também foi considerada a existência de divergências de interpretação sobre as questões jurídicas envolvidas no processo de filiação – como em relação à destinação do patrimônio e a carta sindical – e a necessidade de esclarecimento sobre elas, o que não poderia ser feito em tão curto prazo, e o risco de uma divisão da categoria num momento em que necessita estar unida em defesa da universidade.

O CR reiterou a posição da Apufsc contra o Projeto Future-se do MEC, que já havia sido decidida na reunião anterior, e encaminhou distribuir a nota aprovada então aos conselheiros do Conselho Universitário no início da reunião aberta do CUn programada para a terça-feira, dia 3.

Outro ponto decidido pelo Conselho foi a publicação de uma nota de solidariedade aos professores da UFFS a respeito da nomeação do reitor da instituição, que não respeitou a decisão democrática da comunidade universitária nem a eleição no Conselho Universitário. 

Na reunião também foi feito um relato das atividades do Grupo de Trabalho da Apufsc sobre os Planos de Saúde, que está buscando alternativas aos docentes tendo em vista a situação de insegurança com o final do contrato da Unimed com a UFSC e as novas imposições da operadora.

Os conselheiros também decidiram levar a suas bases o debate sobre o uso da Lista de Discussão da Apufsc (por email), que tem gerado reclamações de uso abusivo, para trazerem propostas e deliberarem a respeito na próxima reunião.

Nos informes foi feito um relato sobre o andamento da pesquisa Perfil da Docência que está sendo promovida pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho para a Apufsc, e feito um apelo para que os conselheiros intensifiquem sua divulgação. 

O Departamento de Imprensa também informou sobre o lançamento do Projeto Maestria Apufsc, que gravará em vídeo palestras de professores aposentados sobre seus temas de especialidade, pedindo a indicação de nomes de possíveis palestrantes para o email [email protected]