Servidores técnico-administrativos decidem paralisar atividades no dia 24

A deliberação sobre greve por tempo indeterminado será feita na quinta, dia 26

Na manhã desta terça-feira (17), o Sintufsc reuniu 129 trabalhadores técnico-administrativos da UFSC em Assembleia Geral Extraordinária, no hall da Reitoria da UFSC. Após três horas de debate, foi deliberada a paralisação de atividades regulares na próxima terça, dia 24. Em relação à greve por tempo indeterminado, a discussão foi adiada para uma outra Assembleia Geral — agendada para quinta-feira (26), às 14h, também na Reitoria da universidade.

Os técnicos decidiram também apoiar a Greve Global pelo Futuro do Planeta, no dia 20 de setembro, participando de um ato às 17h em frente à Catedral. Embora a haja uma mobilização nacional da categoria para fazer uma greve nesta data, o Sintufsc preferiu não aderir já que a paralisação coincide com a cerimônia de posse da da nova diretoria.  

No último fim de semana, cinco representantes do Sintufsc participaram da plenária nacional da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), em Brasília. Entre os principais encaminhamentos, foi definido que cada base deve decidir se adere ou não à greve nacional até o dia 4 de outubro. Caso a maioria dos sindicatos mostre-se à favor, acontecerá uma nova plenária nacional nos dias 12 e 13 de outubro, em Brasília, a ser convocada pela Fasubra. As demais deliberações da Federação, como a Greve Nacional da Educação de 48 horas convocada pela UNE em 2 e 3 de outubro, serão debatidas pelo Sintufsc também na próxima assembleia, no dia 26 de setembro. 

O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, esteve presente no ínicio da Assembleia para repassar os informes em relação aos professores da universidade — que encontram-se em processo de votação online até esta quinta-feira (19) para decidir sobre a greve. Bebeto reforçou a autonomia dos professores e apontou que a luta dos estudantes é relevante para todas as categorias. 

Nesta segunda-feira, dia 16, os técnico-administrativos já paralisaram suas atividades. No mesmo dia, foram disponibilizados ônibus para que os estudantes participassem da Audiência Pública, realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para debater a situação da UFSC. Desde o dia 10 de setembro, os alunos da universidade encontram-se em greve contra o bloqueio de verbas, o projeto Future-se e os cortes orçamentários previstos para 2020. 


Ilana Cardial