A luta de editores da Wikipédia para manter verbete de Weintraub

Com a divulgação da tentativa de exclusão do artigo pela imprensa, as visualizações diárias da página saltaram de menos de 200, no dia 26 de junho, para mais de 23 mil no dia 4 de julho

Em função da  disputa  de edições,  a página do ministro da Educação, Abraham Weintraub,  na Wikipedia  está agora  “sob proteção” , o que significa que o verbete  não pode ser alterado por usuários anônimos nem por contas que existam há menos de quatro dias e que não tenham realizado ao menos dez edições. Apenas os editores que cumpram esses requisitos têm autorização para editar artigos sob proteção na Wikipedia. 

A página sobre Weintraub foi criada no dia 8 de abril, mesma data em que ele foi anunciado ministro, por um usuário identificado como Neistron. Desde então, o verbete vem passando por uma verdadeira guerra de versões. 

No dia 1º de julho, um editor da Wikipédia relatou no fórum de discussão sobre o verbete do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ter recebido em seu email pessoal uma mensagem da assessoria de imprensa do Ministério da Educação solicitando a exclusão do artigo. No comunicado, a assessoria de imprensa do MEC dizia que a biografia de Weintraub na Wikipédia continha “informações não confirmadas”, o que contribuiria para “interpretações dúbias”. A equipe do MEC também se queixava de não conseguir editar o conteúdo da página, hoje protegida para edição por “vandalismo excessivo”.

Uma das maiores batalhas girou em torno do termo que seria utilizado para falar do bloqueio de verbas imposto por Weintraub ao orçamento das universidades e institutos federais. Foram sucessivas alterações no artigo entre o fim de abril e meados de maio: os termos “corte” e “contingenciamento” entraram e saíram do texto diversas vezes, assim como as porcentagens de 30% e 3%. 

A guerra foi levada a cabo pelo próprio MEC. Em junho, o ministério procurou os administradores da Wikipédia pela primeira vez para pedir que o verbete fosse excluído. Outro email, desta vez com ameaças judiciais, foi disparado pela equipe do MEC no dia 13 de agosto. Segundo o texto, Weintraub contesta o trecho que fala do orçamento das universidades, além de informações sobre sua vida pessoal – mas não se sabe quais.

Com a divulgação da tentativa de exclusão do artigo pela imprensa, as visualizações diárias da página saltaram de menos de 200, no dia 26 de junho, para mais de 23 mil no dia 4 de julho. A média diária, hoje, é de 1.235 acessos.

A disputa fez com que a edição da página fosse colocada sob proteção várias vezes pelos editores da Wikipédia. Hoje, por exemplo, o verbete não pode ser alterado por usuários anônimos. Contas que existam há menos de quatro dias e que não tenham realizado ao menos dez edições também não têm autorização para editar artigos sob esse tipo de proteção.

Em conjunto, os editores decidiram elaborar um comunicado sobre a forma de funcionamento da Wikipédia e o pedido de exclusão do verbete de Weintraub. No texto, eles reforçam que artigos da Wikipédia devem reproduzir apenas o que é publicado por fontes “reputadas e notórias”. Destacam, ainda, que a enciclopédia não é uma rede social “em que os biografados decidem sobre a permanência ou não de seus artigos”.

Até hoje, foram registradas 259 edições na página de Weintraub na Wikipédia. A mais recente delas foi feita no dia 13 de setembro devido a um “excesso de subsubsubseções”, reorganizando o conteúdo do verbete —não houve, no entanto, retirada de conteúdo.

Leia na íntegra: UOL