Pesquisas da UFSC são as mais citadas entre as produzidas nas universidades do país

Segundo o ranking Times Higher Education, UFSC está em primeiro lugar na comparação entre as universidades brasileiras no critério “citação”

 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a instituição brasileira de ensino superior mais bem colocada no critério “citações”, de acordo com o ranking internacional de universidades do Times Higher Education (THE), divulgado na última semana, informa o Divulga UFSC.

 

 De acordo com a metodologia utilizada pela publicação, o indicador mede a “influência da pesquisa” e focaliza o papel da Universidade em disseminar novos conhecimentos e ideias.

 

O cálculo leva em conta a média de vezes em que um trabalho foi citado por acadêmicos de todo o mundo. Este ano, o THE empregou como base de dados o indexador Scopus da Elsevier, a partir do qual foram examinadas 77,4 milhões de citações extraídas de 12,8 milhões de artigos, resenhas, anais de conferências, livros e capítulos de livros dos últimos cinco anos. Os dados incluem mais de 23,4 mil periódicos acadêmicos indexados pelo Scopus e todas as publicações indexadas entre 2014 e 2018. 

 

O peso do critério “citações” na avaliação das universidades equivale a 30% do total da nota. A UFSC recebeu o valor de 52,6 em uma escala que vai até 100. Entre as instituições brasileiras, aparecem ainda nas primeiras colocações: Universidade Federal de Minas Gerais (nota 52,0), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (49,3), a Universidade Federal de Pelotas (48,6) e a Universidade Federal de São Paulo (43,3). 

 

Para o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Fernandes, o resultado é uma conquista importante, principalmente no momento que a instituição vive. “Dentro de um contexto em que as universidades federais brasileiras atravessam um período de dificuldade, uma notícia como esta mostra a relevância da Universidade Federal de Santa Catarina na produção do conhecimento e da tecnologia, assim como no desenvolvimento da sociedade local, nacional e também internacional”, avalia.

Leia mais: Notícias UFSC