Em assembleia, estudantes da Odontologia decidem pela saída da greve

Os alunos do curso de Odontologia da UFSC decidiram encerrar sua participação na greve estudantil e voltaram às aulas. Convocados pelo Centro Acadêmico de Odontologia Quatro de Agosto (CAOQA), 255 graduandos reuniram-se em Assembleia Extraordinária no dia 17 de setembro. Depois de nove  dias de paralisação das atividades regulares, o corpo estudantil da Odontologia encontra-se em estado de greve por tempo indeterminado. Por enquanto, o curso é o único do Centro de Ciências da Saúde (CCS) a recuar.

Em carta aberta à comunidade acadêmica, o CAOQA apontou as dificuldades para se manter em greve diante do cenário atual do movimento estudantil. Dentre elas, estão o não respeito à greve por parte de estudantes do curso — ainda que deflagrada pela maioria dos 155 graduandos presentes em Assembleia no dia 5 de setembro, e a má organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na articulação e construção do movimento com os centros acadêmicos de cada curso. Para além da UFSC, o CAOQA criticou a falta de comprometimento da União Nacional dos Estudantes (UNE), que “deixa [os estudantes] à deriva” ao convocar uma greve apenas no mês que vem e por um período “ínfimo de tempo” — referindo-se à greve nacional nos dias 2 e 3 de outubro. 

Em greve desde o dia 10 de setembro, o DCE convoca Assembleia Geral Estudantil nesta quinta-feira (26) às 18h para avaliar e definir os rumos da mobilização. Os professores da UFSC optaram por não aderir à greve por tempo indeterminado. Os servidores técnico-administrativos encontram-se em estado de greve desde o dia 13. 

Leia na íntegra a carta aberta do Centro Acadêmico de Odontologia Quatro de Agosto (CAOQA)

 


Ilana Cardial