CNPq: da criação à crise

Em tempos sombrios, de escassez e ameaça ao financiamento público para a pesquisa, o podcast Oxigênio preparou um episódio para contar a história do CNPq

O cenário das agências de desenvolvimento científico no Brasil é catastrófico. No começo do mês, o CNPq precisava de R$ 330 milhões para o pagamento das bolsas até o final deste ano. O Ministério da Economia liberou R$ 80 milhões ainda este mês, mas está longe do ideal para o funcionamento pleno da instituição. Pensando nisso, o podcast Oxigênio, produzido pelos estudantes dos cursos de Especialização em Jornalismo Científico e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp, preparou um episódio para explicar o funcionamento e a importância do CNPq para o desenvolvimento científico no Brasil. 

O podcast entrevistou a professora Lea Velho, do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicampd+ Sabine Righetti, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicampd+ Eduardo Flores, professor do setor de virologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, que teve apoio do CNPq para a instalação de seu laboratóriod+ e Olívia Moraes Ruberti, doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Biologia Funcional e Molecular, do Instituto de Biologia da Unicamp, que teme que sua pesquisa seja interrompida, caso o CNPq suspenda os pagamentos das bolsas.

Ouça o Podcast ou confira a transcrição do episódio: Oxigênio