É enganosa publicação que associa foto de lixo e entulho a baderna de estudantes na UFSC

A Folha de S. Paulo mostrou nesta terça-feira (24) que é enganosa a publicação que associa fotografias de pichações e entulhos em frente ao Centro de Convivência (Conviva) da UFSC à “baderna” na universidade. O lixo acumulado foi resultado de um mutirão de limpeza realizado pelos estudantes no dia 20 de setembro, com o intuito de usar o espaço “para concentrar as atividades da greve estudantil”.

A verificação foi feita pelo projeto Comprova, iniciativa que reúne 25 organizações midiáticas do país para chegar possíveis manipulações, rumores e notícias falsas. A informação já havia sido esclarecida pela própria universidade através de sua página oficial no Twitter.

O Comprova reuniu matérias da Agecom, ND Total e imagens do Google Maps para mostrar que as pichações e depredação marcam o Conviva há anos. De acordo com a UFSC, o pédio encontra-se abandonado ao menos desde 2010, pela falta de recursos para melhoria na infraestrutura.

Apesar da publicação feita no Twitter pelo empresário Luciano Hang afirmar que “enquanto a maioria dos brasileiros paga seus estudos com dificuldade, quem tem a oportunidade de estudar em uma federal faz esta baderna”, a Folha relembra a boa avaliação da UFSC em rankings internacionais e nacionais. A federal de Santa Catarina é a quinta universidade brasileira mais bem colocada no Times Higher Education e ocupa a sexta posição no Ranking Universitário da Folha. 

Leia Mais: Folha de S. Paulo