MEC diz que 15 estados e DF aderiram ao modelo de escolas cívico-militares

Na região sul, escolas de todos os estados manifestaram interesse

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (01) balanço que aponta que 15 estados e o Distrito Federal aderiram ao modelo de escolas cívico-militares. O número está acima das expectativas, segundo o ministro, Abraham Weintraub. Todos os estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul aderiram ao projeto.

Os municípios dos 11 estados que não manifestaram interesse podem encaminhar novo pedido, mas será mais difícil, segundo a pasta. A preferência será dos municípios cujos estados se manifestaram. O prazo para as prefeituras começa na próxima sexta-feira e vai até 11 de outubro.

Nesta primeira etapa, ainda não se sabe quais escolas passarão pela transformação, prevista para 2020. As prefeituras de cada estado que aderiu ao modelo devem manifestar o desejo de fazer parte da iniciativa. Só então, as unidades escolares serão conhecidas.

O objetivo do MEC é implementar a gestão compartilhada entre civis e militares em 54 escolas no próximo ano, duas por cada unidade da federação.  Até 2023, a pasta quer instalar 216, com um orçamento de R$ 1 milhão por escola. Questionado pelo Globo sobre o orçamento para executar o programa no próximo ano, o ministro não mostrou receio de que falte recurso. “Tem orçamento, tá tranquilo. Agora a situação do orçamento começa a ficar mais normalizada. A gente pegou o país quebrado e agora o orçamento do ano que vem a gente que fez. Está apertado, duro, mas sem surpresa negativa, sem coisa inconsistente “, disse Weintraub.

Confira os estados que aderiram ao modelo, por região:

Centro-Oeste

Distrito Federal

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Norte

Acre

Amapá

Amazonas

Pará

Rondônia

Roraima

Tocantins

Sul

Paraná

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Sudeste

Minas Gerais

Nordeste

Ceará

Leia mais: O Globo