Instituto Pe. Vilson Groh promove 1ª Seminário sobre o Sínodo Pan-Amazônico

Evento, no próximo domingo, integra as ações do projeto Apufsc Solidária ​

O Instituto Pe. Vilson Groh e o Grupo Oscar Romero promovem no próximo domingo (6) um encontro com discussões em torno do tema “Economia de Francisco e o cuidado com a casa comum”. O evento será das 14h às 18h na Escola Marista Mont Serrat. 

Segundo Groh, o encontro lançará um olhar crítico sobre a cidade de Florianópolis e as recentes queimadas na floresta Amazônica com base em conceitos da “Laudato si”, uma encíclica escrita pelo Papa Francisco na qual o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

O encontro será o 1ª Seminário sobre o Sínodo Pan-Amazônico, que ocorre entre os dias 6 e 27 de outubro no Vaticano. O encontro de 250 bispos foi convocado em outubro de 2017 pelo Papa Francisco, e as discussões ocorrerão em torno da presença da igreja na região e também a formação de padres. Bispos de nove países que fazem parte da floresta (Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname) vão levar ao papa as demandas dos povos tradicionais da região. O Brasil terá a maior delegação, com 118 integrantes, sendo 56 bispos da região amazônica.

O evento no próximo domingo integra o projeto Apufsc Solidária, lançado pela atual diretoria no ano passado, com o objetivo de incentivar projetos de extensão e de trabalho voluntário em instituições que têm como propósito melhorar as condições de vida da população.