Após 37 dias, estudantes encerram greve na UFSC

Mesmo com fim da paralisação, alunos querem continuar mobilizados contra o Future-se e contra os cortes orçamentários

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (17), no hall da reitoria, os estudantes de graduação da UFSC decidiram encerrar a greve iniciada no dia 10 de setembro. O fim da greve estudantil recebeu 324 votos, contra 240 dos que desejavam manter a paralisação.

Os estudantes da pós-graduação, em greve desde o dia 11 de setembro, farão uma assembleia na próxima segunda-feira (21) para deliberar sobre o fim da greve.

Ontem, durante a assembleia que durou cerca de duas horas, alguns dos estudantes que se manifestaram contrários à continuidade da paralisação apontaram para um esvaziamento do movimento e para a necessidade de se adotar outros instrumentos de luta. Também defenderam que os estudantes podiam retomar as atividades, mas continuar com a mobilização. Nesse sentido, foi deliberada a convocação de uma reunião ampliada do DCE com todos os cursos para discutir os próximos passos.

Assembleia estudantil organizada pelo DCE no dia 17.10.2019 que deflagrou o encerramento da greve estudantil.
O reordenamento do calendário acadêmico fica agora a cargo dos colegiados de cada curso Foto: Rodrigo Barbosa/ Cotidiano UFSC

Os alunos também decidiram pedir uma nova audiência pública com a reitoria da UFSC. Na pauta, estão a recontratação dos trabalhadores terceirizados demitidos em 2019 e a realização de sessões abertas do Conselho Universitário até o fim do ano.

No dia 4 de outubro, os estudantes já tinham se reunido em assembleia para deliberar sobre o fim da greve, mas a maioria votou por continuar com a paralisação, contrariando a recomendação da coordenação do DCE.