Neste sábado, UFSC na Praça será no Monte Verde

Cerca de 70 projetos da Universidade vão apresentar atividades de diversas áreas do conhecimento; evento começa às 10 horas no Conselho Comunitário

Neste sábado, o projeto UFSC na Praça vai levar mais de 70 projetos de pesquisa e extensão da universidade para o bairro Monte Verde. A partir das 10 horas, estudantes, professores e técnicos-administrativos em Educação vão estar presentes no Conselho Comunitário do Monte Verde para apresentar à comunidade as atividades desenvolvidas na UFSC.

O objetivo do evento, que conta com o apoio da Apufsc na organização, é ir além do ambiente acadêmico e compartilhar o conhecimento produzido pela universidade com as comunidades de Florianópolis e região.

Desenvolvida por estudantes de graduação e pós-graduação, a iniciativa ocorre desde maio de 2019 e surgiu como uma das primeiras manifestações locais contra o corte de verbas no ensino público superior, em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos.

Entre as diversas atividades previstas para amanhã estão manifestações culturais, como contação de histórias, e atendimentos à população, com assistência jurídica, orientação psicológica, orientação profissional e preparação para a aposentadoria e, ainda, teste rápido de ISTs (HIV e Sífilis).

Já foram realizadas três edições do UFSC na Praça: em 15 de maio, na Praça XV de Novembro; em 8 de junho, na Serrinha; em 31 de agosto, no bairro Saco dos Limões. Ocorrem também eventos descentralizados, em que pequenos grupos ou alguns cursos e laboratórios apresentam projetos em diversos pontos da cidade.

A organização do evento é feita em reuniões abertas a todas e todos que queiram participar. O evento do dia 19 no Monte Verde conta com o apoio do Conselho Comunitário do Monte Verde (CCMV), da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (PROEX/UFSC), do Sindicato das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC) e do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC).

Diana Koch