DCE avalia resposta à intimação da PF

Membros da comissão geral da entidade foram convocados a depor sobre paralisação do dia 14 de junho

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC realizou uma reunião nesta segunda-feira (11) para discutir a resposta da entidade à convocação de seis membros da gestão para depor na Polícia Federal (PF). Os estudantes estão sendo convocados a prestar esclarescimentos sobre os eventos ocorridos durante a paralisação nacional do dia 14 de junho de 2019, quando vias da universidade foram bloqueadas e o carro de um professor do CTC foi riscado.

O DCE recebeu manifestações de apoio e ofertas de assistência jurídica de várias entidades, incluindo a Apufsc. No momento, a entidade está sendo assessorada pelas advogadas populares Daniela Félix e Luzia Cabreira. Três dos estudantes já foram depor, e mais três vão comparecer à PF ainda nesta semana. Para o diretor-geral da entidade, Marco Antônio Pinheiro Machado, trata-se de uma tentativa de criminalizar o movimento estudantil.

“É muito preocupante. Cinco anos atrás algo assim não aconteceria. Existe um forte processo de endurecimento da direita catarinense. Mas acredito que a denúncia será arquivada. Não existem provas contra os estudantes porque são inocentes.”

A entidade vai divulgar uma nota nessa semana sobre o caso.

Victor Lacombe