Mais um absurdo: sem provas, Weintraub diz que federais têm plantação de maconha

Apufsc repudia mais esse ataque do ministro da Educação às universidades federais

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, voltou a atacar as universidades federais, desta vez em entrevista ao portal Jornal da Cidade Online, na qual afirma que as instituições escondem “plantações extensivas de pés de maconha”. O trecho de dois minutos divulgado nesta sexta-feira (22) faz parte de entrevista para o programa ‘7 minutos com a verdade’ do Jornal da Cidade Online, que deve ir ao ar na edição de domingo (24), de acordo com o Portal.

“Foi criada uma falácia que as universidades federais precisam ter autonomia. Justo, autonomia de pesquisa, ensino. Só que essa autonomia acabou se transfigurando em soberania. Então, o que você tem? Você tem plantações de maconha, mas não são três pés de maconha, são plantações extensivas em algumas universidades, a ponto de ter borrifador de agrotóxico, porque orgânico é bom contra a soja, para não ter agroindústria no Brasil, mas na maconha deles eles querem toda a tecnologia que tem à disposição”, afirma Weintraub.

Veja o vídeo:

A repercussão das declarações de Weintraub causou revolta e indignação entre os professores da UFSC. O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, critica a fala e diz esperar uma retratação por parte de Weintraub, já que acusou todas as instituições de forma geral e sem prova dos fatos.

“Ele tem por obrigação verificar se isso acontece nas universidades via as instituições, como a Polícia Federal, e tomar providências. Mas ele está acusando de modo genérico todas as universidades federais. Isso é profundamente lamentável e espero que se tome providências em relação a essa fala do Ministro”, diz o presidente da Apufsc.

Não é a primeira vez que Abraham Weintraub afronta às universidades. Recentemente o Ministro da Educação disse que “vai atacar a balbúrdia da UFSC” em um vídeo em que aparece recebendo um dossiê de atividades de esquerda em reunião com o deputado estadual Jessé Lopes (PSL/SC).

Naquela ocasião, Weintraub ameaçou entrar com processos administrativos contra professores da UFSC. “Vou abrir uns PADzinhos [Processo Administrativo Disciplinar, instrumento de punição a servidores federais], caçar o pessoal que, em vez de estar trabalhando pra devolver pro pagador de imposto o dinheiro suado, fica fazendo balbúrdia”, anuncia o ministro.

“Essa postura não condiz com um cargo tão importante como o de Ministro da Educação. A Apufsc lamenta e entrará em contato com outras unidades sindicais nacionais para tomar as providências cabíveis “, declara Bebeto Marques.

Leia: Jornal da Cidade Online