Sindicatos lançam manifesto e plano de ação em defesa do serviço público

Andes e Proifes participaram da plenária que listou ações unificadas contra medidas do governo e definiu 18 de março como dia nacional de luta

Reunidos em Brasília na Plenária Nacional em Defesa dos Serviços Públicos, na terça-feira (26), representantes das oito principais centrais sindicais do país – entre as quais  CUT, CSP Conlutas e Intersindical –, lançaram um manifesto e definiram ações para enfrentar a sequência de ataques do governo de Jair Bolsonaro (PSL) ao serviço público municipal, estadual e federal.

 Na mira dos protestos nacionais, previstos para iniciar na primeira semana de dezembro, estão as PECs do Plano Mais Brasil – como a PEC Emergencial, que limita os salários dos servidores – e a reforma administrava, que prevê o fim da estabilidade para novos servidores, entre outras medidas que desestruturam o serviço público. Representantes do Andes – Sindicato Nacional e do Proifes – Federação participaram da plenária.

Na semana de 2 a 6 dezembro serão realizadas ações unificadas em todo o país, como panfletagem em locais estratégicos contra o pacote econômico de Paulo Guedes. O dia 18 de março de 2020 ficou definido como Dia Nacional de Paralisação, Mobilização, Protesto e Greves.

Antes disso, em 12 de fevereiro, será realizada uma reunião na Câmara dos Deputados para debater o tema. As centrais sindicais também reafirmaram a necessidade de discutir a realização de uma nova greve geral.

Com o objetivo de ampliar os debates em todos os espaços sociais, serão criados um comando unitário nacional e frentes únicas nos estados para organizar e unificar as mobilizações e o debate com a população.

Em parceria com as diversas frentes parlamentares, as centrais realizarão eventos diversos nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. A ideia que é sejam aprovadas moções dirigidas aos deputados federais e senadores evidenciando a indignação da população contra os projetos que enfraquecem o serviço público.

As deliberações ainda visam unificar as ações de enfrentamento junto às duas casas do Congresso Nacional, Assembleias Estaduais, e Câmaras Municipais. 

Confira abaixo o manifesto e o plano de ação: