Professora da UFSC vence prêmio da Sociedade Brasileira de Física

Premiação será nesta quinta-feira (12) com transmissão ao vivo neste link

Pesquisadora da evolução das galáxias, Natalia Vale Asari, professora do Departamento de Física da UFSC, é a vencedora da segunda edição do Prêmio Carolina Nemes. Desde 2018, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) concede o prêmio a pesquisadoras em início da carreira, cujo trabalho tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no país. “É muito bom ser reconhecida e abrir portas para que mais mulheres sigam o exemplo de seguir a carreira de física”, afirma Natalia, vencedora do prêmio em 2019.

A premiação será nesta quinta-feira (12) às 14h, e poderá ser acompanhada diretamente no Canal da SBF pelo link.

Como professora da UFSC, Asari se dedica a divulgação científica, tendo desenvolvido o projeto Clube dos Telescópios, em colaboração com o Observatório Astronômico da UFSC, dirigido pelo professor Antônio Kanaan. Veja o vídeo em que a pesquisadora conta um pouco sobre o seu trabalho e sua trajetória acadêmica.

Formada em física pela UFSC em 2004, Natalia Asari optou por se especializar em astrofísica quando iniciou sua iniciação científica com o professor da UFSC Roberto Cid Fernandes Jr., que também a orientou no mestrado, concluído em 2006, e em sua tese de doutorado, defendida em 2010, coorientada por Grażyna Stasińska, do Observatório de Paris. Sua tese apresentou relações entre a massa e as abundâncias de elementos químicos das galáxias do Universo local que permitem reconstituir o seu passado. “Me interessava por várias áreas da física e foi por acaso que fui parar na astrofísica”, ela lembra. “Na graduação eu trabalhava dando aulas de inglês e vi o anúncio da bolsa de iniciação científica em astrofísica. Mas quando bati na porta do Cid Fernandes, ele contou que a vaga da bolsa já havia sido preenchida, mas que eu podia ficar por lá, se quisesse. Assim resolvi tentar, aprendi um monte de coisas, especialmente a programar, e vi que tinha jeito para a coisa.”

Após o doutorado, Asari realizou dois estágios de pós-doc, um na UFSC e outro na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, antes de assumir o cargo de professora adjunta na UFSC. A astrofísica ficou cerca de um ano como pesquisadora visitante na Universidade de St. Andrews, na Escócia, Reino Unido, trabalhando em um projeto em colaboração com a Vivienne Wild, com bolsa da Royal Society, estudando os efeitos da poeira estelar nas observações das galáxias.

Leia na íntegra: Notícias UFSC e Sociedade Brasileira de Física