Em homenagem ao dia das mulheres, Apufsc promove café da manhã entre professoras

Vice-presidente do sindicato ressalta a importância do 8M para reflexão

A semana começou com um café da manhã oferecido pela Apufsc-Sindical às professoras da UFSC. O evento desta segunda-feira (9) reuniu as docentes com o intuito de parabenizá-las pelo Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março. 

“A Universidade ainda é um espaço plural, livre para manifestações e expressões da cultura, das artes, do avanço da ciência e das tecnologias. Ser mulher em um ambiente tão diverso e livre é uma oportunidade e um desafio”, afirmaram as diretoras da Apufsc em mensagem às docentes. 

A vice-presidente do sindicato, Patrícia Della Méa Plent, reforçou que neste ano a data é um momento mais de reflexão do que celebração. “Nossos direitos vêm sendo ameaçados, tem uma série de dados que mostram isso”, afirma a diretora. “O 8M é um marco, mas a luta é todo dia.” 

Entre docentes universitárias de áreas distintas, a conversa flui rapidamente entre um tópico e outro. Como ao redor do mundo, o coronavírus logo apareceu no diálogo. Uma professora especula sobre a origem do vírus. Outra relembra o livro Cisnes Selvagens: Três Filhas da China, escrito pela autora Jung Chang. Uma terceira comenta que também leu a obra e opina sobre o enredo. Mesmo em um breve café da manhã, as professoras  compartilham seus diversos conhecimentos.

Leia abaixo um trecho da mensagem das diretoras:

A Universidade ainda é um espaço plural, livre para manifestações e expressões da cultura, das artes, do avanço da ciência e das tecnologias. Ser mulher em um ambiente tão diverso e livre é uma oportunidade e um desafio. Encontramos espaço para desenvolver e ampliar nossa carreira, mas ainda sofremos com a falta de respeito, com assédios moral e sexual, com a desconfiança sobre nossa capacidade intelectual e de conciliar trabalho, família e vida social. Somos testadas a todo momento, precisando nos reafirmar todos os dias.

Em 2020, desejamos a todas as docentes das Universidades Federais de Santa Catarina muita força, garra, determinação e perseverança para lutar pela manutenção dos nossos direitos e coragem para enfrentar os desafios cotidianos e diminuir as desigualdades socioculturais que ainda prevalecem na sociedade contemporânea. As filiadas da APUFSC-Sindical representam aproximadamente 47% do total de filiados. São 1.410  mulheres em seus diferentes papéis profissionais e pessoais.

Patrícia Della Méa Plentz, Vice-presidente

Viviane Maria Heberle, Secretária-geral

Edinice Mei Silva, Primeira-secretária

Confira na íntegra a mensagem às docentes

Ilana Cardial