UFSC prepara medidas de combate ao Coronavírus

Comitê criado pela universidade deve anunciar em breve ações para conter propagação do vírus entre a comunidade universitária; dois casos foram confirmados em Florianópolis

Com a confirmação de dois casos de coronavírus em Florianópolis, a UFSC vai anunciar nas próximas horas quais medidas serão adotadas para evitar a propagação do novo vírus entre a comunidade universitária. O comitê multiprofissional criado para tratar do assunto se reuniu na tarde desta quinta-feira (12). 

As novas ações de combate ao coronavírus são voltadas para eventos com grande concentração de pessoas e que reúnam grupos mais vulneráveis ao Covid-19.

O entendimento no comitê foi de que é necessário o envolvimento de todos para que as ações de combate ao Covid-19 sejam bem-sucedidas. Neste primeiro momento, as iniciativas concentram-se em tentar evitar a chegada do novo Coronavírus à UFSC. Outras medidas, para mitigar a propagação do Covid-19 caso ele atinja alguém da comunidade universitária, também já estão em análise pelo comitê.

Nesta quinta-feira (12), Santa Catarina teve os dois primeiros casos confirmados do novo coronavírus.  O primeiro caso é o de um homem de 34 anos que recebeu atendimento no Hospital Baía Sul, em Florianópolis. Ele voltou há 14 dias de viagem a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A segunda paciente que teve o novo coronavírus confirmado é uma mulher de 28 anos. Ela é natural de Florianópolis, mas mora na Holanda e veio visitar a família. A paciente recebeu atendimento no posto de saúde do bairro Córrego Grande. Ela chegou ao Brasil no dia 23 de fevereiro e percebeu os primeiros sintomas no dia 8 de março.

Os dois pacientes não necessitaram de internação hospitalar e estão sendo monitorados, em isolamento domiciliar. A mulher está na casa de familiares em Florianópolis e o homem ainda não teve o local de isolamento confirmado.

Fonte: NSC e Agência UFSC