Pesquisadores criam site com dados e projeções sobre a Covid-19 no Brasil

O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa de pesquisadores de diferentes áreas da USP, UFABC e Unesp

O grupo de pesquisadores Observatório Covid-19 BR lançou nesta quarta-feira, 18, um site que agrega dados e modelos relativos ao avanço da epidemia de covid-19 no Brasil.

Com códigos de fontes abertas, o site traz gráficos sobre o aumento de casos confirmados, inclusive com projeção para os próximos dias, casos suspeitos, casos descartados, propagação do vírus e link para um simulador da eficiência do isolamento social. De acordo com o site, “Com modelos matemáticos construídos a partir do conhecimento e dados disponíveis podemos simular diferentes cenários e identificar tendências. Como qualquer resultado científico, as descobertas feitas com modelos matemáticos têm algum nível de incerteza. Mas ainda assim são de suma importância para o planejamento de políticas públicas”.

O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa de pesquisadores de diferentes áreas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). A iniciativa, semelhante a outras, como da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, ou da Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, tem como fontes o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência