Confira o parecer dos especialistas da UFSC que recomenda quarentena total até o controle da pandemia

Estudo mostra eficácia do isolamento social e alerta para a necessidade de seguir a orientação da OMS de testar 100% dos casos suspeitos

Elaborado por mais de 50 cientistas do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o estudo  entregue ao governo do Estado, conclui que a quarentena total é a única alternativa até o controle da pandemia. Os argumentos reunidos de médicos, biólogos, biomédicos e farmacêuticos apontam que, em Santa Catarina, desde o início do isolamento social, já há resultados eficazes na contenção do contágio pelo novo Coronavírus.

O parecer foi assinado pelo professor especialista em pandemias Oscar Bruña-Romero, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do CCB. Entre outras recomendações, o documento alerta que é necessário conhecer a real extensão da contaminação – o que só pode ser alcançado com a aplicação massiva de testes. “É preciso então chegar a um nível de teste de indivíduos suspeitos de perto de 100%, incluindo neles todos aqueles “contactantes” (familiares, companheiros de trabalho e pessoas do círculo social) que tiveram contacto com um doente confirmado nas últimas 48-72 horas”, diz o parecer.

Confira a íntegra do documento aqui.

Notícias UFSC