No Dia do Jornalista e Dia Mundial da Saúde, as entidades signatárias cumprimentam os profissionais da saúde e da imprensa catarinense e lamentam o antijornalismo dos editoriais do jornal Notícias do Dia

Por Apufsc-Sindical e Sintufsc

Hoje, 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista e também o Dia Mundial da Saúde. As entidades signatárias homenageiam a todos os profissionais da saúde e da imprensa catarinense que, neste momento, enfrentam riscos e sacrifícios, realizando o trabalho essencial de bem cuidar e de bem informar e orientar a população em meio à pandemia do coronavírus, procurando ouvir sempre e dar voz às fontes mais qualificadas cientificamente. O resgate do jornalismo profissional ético e das fontes com autoridade científica na área da saúde, em meio à profusão de fake news, são fundamentais à defesa da sociedade ameaçada pela mentira tanto quanto pelo vírus. 

Neste mesmo contexto, as entidades também repudiam os editoriais publicados no jornal Notícias do Dia nos dias 3 e 4 de abril. No primeiro deles, intitulado “Lições do Coronavírus”, o jornal difunde informações falsas e outras não comprovadas cientificamente no sentido de que a epidemia em nosso país será menos danosa do que está sendo em outros países, defendendo relativizar o isolamento social. Essa atitude é irresponsável e danosa por parte de uma empresa que detém concessões públicas de radiodifusão, podendo causar um grande número de mortes. Além de hostilizar um país amigo e parceiro comercial importante do Brasil, ao nomear o Covid-19 como “vírus chinês”, replicando uma designação que corre nas fake news das redes sociais. 

No segundo editorial, intitulado “Cortar na própria carne”, o Notícias do Dia ataca o funcionalismo público, propondo corte nos seus salários para economia do Estado. Ora, são justamente os funcionários públicos que estão na linha de frente da defesa da sociedade contra o vírus. O corte nos seus salários só abalaria esta luta e agravaria a recessão, além de representar economia insignificante. Já a cobrança de tributos sobre as grandes fortunas, prevista na Constituição em vigor, mas nunca efetivada, garantiria com sobra os recursos que o país precisa para o enfrentamento da pandemia. Mas isso o editorial omite, assim como não fala das verbas publicitárias oficiais de que se beneficia. Se o Notícias do Dia quer “cortar na própria carne” deve começar cortando dos seus próprios interesses e dos interesses dos privilegiados que seus editoriais não cansam de defender.

Neste dia 7 de abril, todos os nossos aplausos aos profissionais de saúde e de imprensa que honram seus juramentos! E nosso repúdio aos aproveitadores que usam seus meios de comunicação, neste momento grave, para colocar em risco a população defendendo interesses mesquinhos.

Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina –  Apufsc-Sindical

Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina – Sintufsc