SC tem 457 casos confirmados e 15 óbitos

Na Grande Florianópolis, Gean Loureiro estima mais de 3 mil infectados pelo coronavírus

O número de mortes pela Covid-19 subiu para 15 em Santa Catarina, informou o governo do estado em coletiva na noite de terça-feira (7). Até o momento, há 457 pacientes confirmados com a doença. Em 24 horas, quatro mortes foram confirmadas, todas de pacientes que tinham algum fator de risco. As vítimas foram:

  • mulher de 58 anos moradora de Palhoça, na Grande Florianópolis;
  • homem de 34 anos de Tubarão, no Sul do estado;
  • idosa de 79 anos moradora de Criciúma, no Sul;
  • idoso de 101 anos de Florianópolis.

Segundo o governador Carlos Moisés (PSL), 114 pessoas estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desse total, 54 estão com Covid-19 e outras 60 têm suspeita. Do total, 77 precisam de ventilação mecânica.

Florianópolis segue como a cidade com o número mais alto de pessoas contaminadas no estado, com 114 casos. Logo depois aparece Blumenau, com 52 pacientes e Joinville com 26, segundo dados oficiais do governo estadual.

Na última segunda-feira, dia 6, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, publicou um vídeo no Youtube em que faz uma conta simples e apresenta um número bem maior de infectados para a região da Grande Florianóplis. É uma estimativa. Considerando que na China, 0,6% dos infectados foram para a UTI, a prefeitura calcula que cerca de 3,3 mil pessoas na região estejam com o coronavírus, muitos sem apresentar sintomas, já que hoje há 20 pessoas nas unidades de tratamento intensivo por causa da Covid-19.

O Estado também anunciou, em transmissão ao vivo, a prorrogação da quarentena por mais cinco dias. Dessa forma, as restrições nas atividades continuam até a próxima segunda-feira (13). A partir desta quarta-feira (8), no entanto, voltam a funcionar atividades em oficinas, borracharias, varejo de auto-peças, auto center, vendas e instalação de acessórios, concessionárias, auto-elétricas, venda de máquinas, locação de veículos, serviços de despachantes e autoescolas, inspeção veicular, lavações e afins.

Fontes: NSC e Governo de SC