UFSC não trabalha com hipótese de cancelamento do semestre, diz Reitoria

Nesta quarta-feira (8), representantes da Reitoria da UFSC e do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFSC) estiveram em uma audiência pública online para tratar do calendário acadêmico em meio à pandemia do coronavírus, da situação financeira da universidade e dos auxílios emergenciais aos estudantes. 

De acordo com o chefe de gabinete da Reitoria, Áureo Moraes, o cancelamento do semestre ainda não é considerado e a Administração Central trabalha com a hipótese de compensação e reajuste do calendário acadêmico. Na semana passada, uma Medida Provisória do governo dispensou que escolas e universidades cumpram o mínimo de 200 dias letivos.

O chefe de gabinete reforçou que aulas à distância não serão aplicadas para cursos presenciais durante o período de isolamento. A decisão leva em conta, entre outros fatores, a falta de acesso à internet e equipamentos por parte dos estudantes e a dificuldade de realização de trabalhos práticos e atividades laboratoriais. Sobre o vestibular de inverno, Moraes informou que a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) e a Pró-Reitoria de Graduação estão estudando uma nova modalidade de seleção que não seja o vestibular presencial.

O pró-reitor de assuntos estudantis, Pedro Barreto, destacou uma nova chamada para alunos com cadastro socioeconômico na PRAE que precisem de auxílio emergencial no valor de R$ 200,00. Estudantes beneficiados no mês de março podem receber novamente, mas devem fazer nova solicitação. A chamada ocorre entre 15 e 17 de abril.

Durante a audiência também foi abordada a situação financeira da UFSC. De acordo o secretário de orçamento e planejamento, Fernando Richartz, 40% do orçamento para despesas discricionárias da universidade (cerca de R$ 57 milhões) segue condicionado à aprovação do Congresso Nacional. O secretário relatou expectativa de que o assunto seja pautado entre os parlamentares no mês de abril.

Imprensa Apufsc