Florianópolis tem ‘Big Brother’ contra Covid-19 com envio de SMS e visita a casos suspeitos

Estado também passou a enviar alertas para demais cidades de Santa Catarina

Nas últimas semanas, alguns moradores de Florianópolis passaram a receber em seus celulares uma mensagem: “Caso de Covid-19 perto de sua residência. Reforce as medidas de higienização e fique em casa”.

O envio de SMS é parte de um pacote de medidas adotadas pela prefeitura para monitorar a população, e completa duas semanas nesta segunda-feira. A cada novo caso de contaminação identificado, as pessoas que moram num raio de 200 metros da residência do infectado recebem a mensagem citada acima.

A medida é possível graças a parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia, a Acate, que cruza seu banco de dados com os da prefeitura da capital para identificar os destinatários. Até o domingo, 98.207 alertas haviam sido disparados.

Além disso, pessoas que não forem encontradas em casa no momento do teste ou não cumprirem o isolamento mesmo tendo assinado um termo são multadas em R$ 500, informa O Globo.

Nas redes sociais, alguns catarinenses comparam a medida ao polêmico controle social feito na China. Outras apoiam. Em comum, todos falam que as mensagens aumentaram o medo de sair às ruas. A prefeitura admite que a intenção é esta.

A tendência é que o número de mensagens enviadas aumente numa velocidade ainda maior a partir desta semana. A prefeitura pretende implantar os testes rápidos em drive-thrus e nos aeroportos a partir de quarta-feira. Foram adquiridos 25 mil kits destes testes sorológicos (feitos a partir de uma gota de sangue, identificam anticorpos da pessoa contra o Sars-CoV-2), além de 10 mil moleculares (para serem usados nos casos mais graves).

Também a partir dos celulares, a prefeitura estuda lançar outros serviços. Um deles é notificar os donos de empresas sobre resultados positivos entre seus funcionários (sem identificar a pessoa).

Outro é o lançamento de um aplicativo que permita aos que se enquadrem como casos suspeitos a estar em contato com a Vigilância Epidemiológica para responder perguntas sobre sua saúde diariamente. Hoje este acompanhamento já existe. Mas é feito por telefone.

Até o último domingo, Florianópolis registrou 177 casos de Covid-19 e três mortes. Já o Estado de Santa Catarina contabiliza 776 infectados e 24 mortes.

De olho no sucesso da medida adotada pela capital, o governo estadual lançou, no último sábado, seu próprio serviço de envio de alertas. Válido para as demais cidades, ele também informa aos moradores quando alguém que mora a até 200 metros de distância testa positivo para o coronavírus. Até o domingo, 120 mil alertas foram disparados com o texto:

“O Governo de SC informa: Caso confirmado de COVID19 perto de sua residência (CEP). Se puder, fique em casa. Se sair, use máscara”.

Fonte: O Globo