Pelo WhatsApp, equipe do Neti-UFSC auxilia alunos a enfrentar o isolamento social

Quem participa do Núcleo de Estudos da Terceira Idade, recebe semanalmente conteúdos informativos ligados à saúde ou entretenimento

O Estado de Santa Catarina possui mais idosos que a média do país – 17% da população total. Para assegurar que eles fiquem seguros em casa em tempos de pandemia do novo coronavírus, o uso de celular, tablet e televisão têm substituído as atividades ao ar livre ou em família. Em um período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março deste ano, o WhatsApp e as chamadas de vídeo têm sido ferramentas de comunicação bastante utilizados.

Quem tem 60 anos ou mais faz parte de um grupo de risco da Covid-19 porque, em geral, apresentam comorbidades, tais como Hipertensão, Diabetes Mellitus, doenças cardiovasculares e respiratórias. O isolamento social é uma das medidas de prevenção adotadas no cenário atual, assim como testes rápidos para a detecção precoce da doença e o desenvolvimento de vacina específica.

Estas informações embasaram um projeto do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que busca maneiras de manter o vínculo com os seus estudantes idosos que se encontram em situação de isolamento. Para isto, lançou no dia 30 de março o Programa Quarentena no Neti que se propõe, até a retomada das aulas, a utilizar tecnologias sociais para, a distância, disseminar aos seus alunos conteúdos sobre a pandemia e de promoção da saúde.

Para atingir os objetivos do Programa, duas vezes por semana, às segundas e às quartas-feiras, no período da manhã, a equipe do Neti posta nos grupos de WhatsApp materiais relativos à transmissão do coronavírus como os cuidados com os grupos de risco, medidas de prevenção, saúde emocional, poesias, contação de histórias, visitas virtuais etc.

No primeiro envio foi disponibilizado um vídeo sobre a origem da pandemia Covid-19 e sua ação em contato com os humanos. No segundo, os temas abordados foram Resiliência e o Efeito da Leitura na Quarentena. No terceiro, uma visita online pelo Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha, sugestão de práticas de Meditação guiada pelo aplicativo Lojong e também uma homenagem de Santa Catarina à Itália, com professores da UFSC e do Núcleo entre os cantantes.

O projeto de extensão é coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, e conta com a participação dos técnicos-administrativos em Educação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Ana Paula Balthazar dos Santos, Fernando Flemming Bohn, Guilherme Henrique Koerich e Michele Medeiros.

A quarta atividade reuniu três opções: o jogo “Stop Contágio” e a opção de leitura “O Jeito Harvard de ser feliz”,  de Shawn Achor, com base na Psicologia Positiva. Se optar por não ler o livro, está disponível o canal “Epifania Experiência” que apresenta uma síntese das proposições de Achor.

O Blog Integra Neti também disponibiliza os conteúdos do programa de quarentena. A próxima e quinta atividade será divulgada na próxima segunda-feira, 13 de abril.

O Neti da UFSC atua há 38 anos com a missão de “redescobrir, recriar de forma integrada, sistematizar e socializar o conhecimento de gerontologia”, desenvolvendo atividades para inclusão “das pessoas da terceira idade no meio acadêmico e comunitário, como sujeitos em transformação e transformadores”. Atualmente, oferece por semestre 29 ações socioeducativas, geralmente presenciais e realizadas nos espaços da instituição para aproximadamente 500 inscritos. Pessoas a partir dos 50 anos de idade podem fazer parte do Núcleo.

Fonte: Agecom UFSC