Brasil e inovação: em que pé estamos?

SBPC publica nova edição do Jornal da Ciência

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicou o volume de abril do Jornal da Ciência. “Brasil e inovação: em que pé estamos?” é o tema da nova edição. Entre os conteúdos consta um artigo sobre como a ciência brasileira responde à crise de coronavírus e uma entrevista com a pesquisadora Mônica Paz, da Universidade Federal da Bahia, sobre a importância de mulheres ocuparem espaços na cadeia produtiva de TI.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, escreve no editorial sobre como biólogos, engenheiros, médicos, físicos, matemáticos, cientistas sociais e diversos outros pesquisadores e cientistas se debruçam sobre seus livros e bancadas durante a pandemia. Contribuir com as políticas públicas e buscar repostas concretas é o objetivo de todos, sinaliza Moreira. 

“Deveria ser óbvio para todos: a ciência e sistemas de saúde públicos eficientes são a resposta para as crises sanitárias. Mas parece que não é essa a lógica que pauta as políticas públicas atuais.”, pontua o presidente da SBPC, “Alvo de sucessivos cortes orçamentários, que tratam a Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) como uma despesa qualquer, o setor de CT&I brasileiro tem hoje um orçamento para investimento muito menor que o de dez anos atrás, colocando em risco todos os avanços obtidos ao longo das últimas décadas e que levaram o Brasil a uma posição razoável em termos de publicações científicas”.

Apesar da escassez de recursos e obstáculos, a ciência brasileira tem avançado no que diz respeito à inovação. É esse, segundo Moreira, o tema principal do primeiro Jornal da Ciência de 2020. “A ciência brasileira tem um potencial imenso para responder de forma sustentável às necessidades e demandas do País”, complementa.

Acesse aqui a publicação: Jornal da Ciência Nº788/Março

Imprensa Apufsc