Novo diretor da Capes diz em vídeo que ama dois homens: “meu filho e meu presidente”

Professor faz parte do grupo Docentes pela Liberdade, que quer “romper com a hegemonia da esquerda e combater a perseguição ideológica”

O novo diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, gravou um vídeo declarando seu amor ao presidente Jair Bolsonaro. O professor de Biologia Celular na UnB, Marcelo Hermes-Lima, inicia sua descrição nas redes sociais como “Pai, Direitista, Biólogo e Prof de Bioquímica”. 

Com uma foto do presidente nas mãos, o biólogo diz: “Pessoal, esta aqui é a minha manifestação em favor dos homens que eu amo. Eu amo meu filho e meu presidente. Meu pai já está no céu, então sobram esses dois homens na minha vida”. O vídeo chamou atenção a partir de publicação da Revista Fórum.

Hermes-Lima faz parte de um  grupo de professores que se define como apartidário e visa “romper com a hegemonia da esquerda e combater a perseguição ideológica”. Atualmente ocupa a função de diretor presidente do Docentes pela Liberdade (DPL), que defendem pautas conversadoras. O biólogo já havia se encontrado com Bolsonaro no fim do ano passado para reunião do DPL.

O novo integrante da diretoria da Capes não poupa elogios ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, como mostra o Congresso em Foco. Pelo Twitter, Lima elogiou entrevista em que o ministro critica militância das universidades e diz ter medo de ser assassinado. Seguindo o exemplo do líder da pasta, Hermes-Lima usa suas redes sociais para fazer provocações. “Um desafio àqueles que são de esquerda: passar um dia na UnB com essa camisa. Eu pago 200 reais!”, disse em vídeo vestindo uma camiseta estampada com o rosto de Jair Bolsonaro.‌

Bolsonaro e Educação

O governo Bolsonaro tem aparelhado as universidades públicas federais. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomeou o servidor Josué de Oliveira Moreira, filiado ao PSL desde 2018, como reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Moreira não concorreu às eleições para o cargo no fim do ano passado.

As eleições do IFRN aconteceram em dezembro. Weintraub, no entanto, ignorou o fato de que o professor José Arnóbio de Araújo Filho, atual diretor geral do campus do IFRN Central, foi eleito reitor após ter 48,25% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor da gestão passada, com 42,26%.

Informações da Revista Fórum