Os dados que mostram uma situação mais grave que a oficial

Análise do Financial Times aponta 122 mil mortes acima da média normal de 14 países nos anos anteriores

O número de mortes provocadas pelo coronavírus pode ser quase 60% maior do que o anunciado nas contagens oficiais, segundo uma análise do “Financial Times” com base nas fatalidades totais registradas em 14 países durante a pandemia.

Os dados mostram que durante a pandemia houve 122 mil mortes acima da média normal desses lugares em anos anteriores, bem mais do que as 77 mil mortes oficiais por covid-19 anunciadas nesses países no período. Se o mesmo nível de subnotificações observado estiver ocorrendo em todo o mundo, o número total de mortos por covid-19 subiria de 201 mil, total oficial atual, para 318 mil.

Para calcular o número de mortes acima da média histórica, o “Financial Times” comparou as mortes por todas as causas de cada país nas semanas de epidemia entre março e abril com as médias de fatalidades no mesmo período entre 2015 e 2019. O total de 122 mil mortes é 50% maior do que a média histórica nos países estudados.

Em todos os países analisados, com exceção da Dinamarca, o número de mortes acima da média histórica supera amplamente a contagem oficial de mortes atribuídas ao coronavírus. A precisão das estatísticas oficiais de mortes pelo vírus é limitada pela eficácia de cada país na realização de testes para confirmar a infecção. Alguns países, como China, posteriormente revisaram para cima a contagem de mortes pela doença.

Leia na íntegra: Valor