Comissão mista do coronavírus ouve ministro Paulo Guedes nesta quinta-feira

Parlamentares devem fiscalizar aplicação de gastos e ações do governo para combater pandemia

A comissão mista criada para acompanhar a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao combate à pandemia de Covid-19 faz reunião remota nesta quinta-feira (30) para ouvir, por videoconferência, o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O governo federal gastou até agora pouco mais de 22% dos R$ 252,5 bilhões liberados para o combate à pandemia da Covid-19. As despesas pagas até 27 de abril somam R$ 56,5 bilhões, conforme página da internet com o monitoramento dos gastos da União com o novo coronavírus. Os dados são atualizados pela Secretaria do Tesouro Nacional com base nas informações do último dia útil. O Congresso Nacional pretende lançar iniciativa semelhante, como parte dos trabalhos da comissão mista.

Na semana passada, foi aprovado o plano de trabalho do relator da comissão, deputado Francisco Jr. (PSD-GO), com o cronograma das atividades e os ministros que serão ouvidos.

“Recursos muitos importantes de outras áreas estão sendo remanejados para essa urgência da pandemia, porque é uma necessidade. Nós precisamos tranquilizar a sociedade, fiscalizando se esses recursos estão sendo bem gastos, na forma da lei, em decisões acertadas. E verificar se não há exageros ou desvios”, disse o relator.

A reunião da comissão mista ocorre a partir das 11 horas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias