Por um Brasil com mais investimentos em Ciência, Educação, Saúde e Democracia

Carta das instituições que Organizam a Marcha Virtual pela Ciência em Minas Gerais

A SBPC promove nesta quinta-feira (7) a Marcha Virtual pela Ciência, que conta com apoio de mais de 80 entidades científicas e vai mobilizar nas redes sociais universidades, sindicatos e instituições de todo o Brasil. Em Santa Catarina, a Apufsc vai participar com uma live na página do sindicato no Facebook, sobre o papel das Instituições Federais de Ensino na pandemia.

Os organizadores da Marcha  em Minas Gerais publicaram uma carta sobre o evento.

Veja o documento na íntegra:

Marcha Digital pela Ciência em Minas Gerais – 2020.

Belo Horizonte, 17  de Abril de 2020

A Marcha Digital pela Ciência em Minas Gerais – 2020, evento que   integra um movimento internacional que busca sensibilizar a população e as autoridades políticas para a valorização das ciências, vem a público afirmar que a ciência e tecnologia representam um setor estratégico e fundamental para um desenvolvimento ambientalmente sustentável e socioeconomicamente responsável que garanta a vida e o bem estar de toda a população.

Sabemos que, neste momento em que nações e povos do mundo enfrentam a pandemia provocada pelo novo coronavirus, Covid-19, o Brasil enfrenta dificuldades estruturais devido às profundas condições de desigualdade econômica e social, essas dificuldades são ainda mais acentuadas pelos elevados índices de pobreza, desemprego e informalidade dos postos de trabalho.

Não menos preocupante é o sucateamento dos serviços públicos e o desmonte do sistema de seguridade social, um marco da constituição cidadã, trazidos pela aprovação da Emenda Constitucional 95, em 2016, não por acaso apelidada de Emenda da Morte. Essa Emenda, que impõe restrições aos gastos nacionais com as políticas sociais, retirou, só em 2019, 19 bilhões da saúde e  32 bilhões da Educação. No caso da Ciência e Tecnologia, as perdas foram de quase 25 bilhões nos últimos 4 anos, devido à EC 95 e a outros cortes realizados pelo Governo Federal. Apesar disso, instituições públicas de excelência como a Fiocruz, as Universidades, Institutos Federais e o SUS  se destacam no combate à pandemia, atuando desde a produção de kits diagnósticos e atendimento de saúde  até na pesquisa para o desenvolvimento de vacinas e demais formas de garantia da saúde de todos nós.

Ainda assim, neste momento em que o mundo todo clama por respostas das ciências à crise, o primeiro mandatário da Nação, alguns de seus Ministros e seus apoiadores desdenham do conhecimento científico como estratégia fundamental para a solução dos problemas que agora enfrentamos. Tal posição, obscurantista e antidemocrática, tem resultado no desinvestimento nas universidades e nos institutos públicos de pesquisa por parte do Ministério da Educação,  do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa,  dificultando, assim,  uma resposta rápida e adequada aos desafios pelos quais o país enfrenta atualmente.

Diante deste quadro nefasto, diversas instituições e entidades mineiras especialmente sensíveis à causa da ciência e às suas relações com os setores estratégicos para o desenvolvimento nacional, convocam, para o dia 07 de maio próximo, a Marcha Digital pela Ciência em Minas Gerais – 2020 em defesa da ciência, da educação, da saúde e da democracia.

Sem ciência não há saúde, não há educação, não há combate às desigualdades e, por conseguinte, não há democracia.

Por isso, entendemos que a REVOGAÇÃO da Emenda Constitucional 95/2016 é medida necessária e urgente para superarmos não só a grave crise causada pelo novo coronavírus – Covid 19 – que atinge o país, como também para superarmos os desafios estruturais que limitam o crescimento do país e o bem estar da população brasileira.

Marchamos em Defesa da Educação, da Saúde e da Democracia!

Marchamos pela Revogação da Emenda Constitucional 95/2016!

#FiqueEmcasacomaciência

#PaCTopelavida

#DerrubaOTeto

Instituições que Organizam a Marcha Pela Ciência em Minas Gerais

Associação Nacional de Pós Graduandos

Associação de Pós Graduandos da UFMG

Associação de Pós Graduandos  da UFV

ASFOC – Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz

CEFET MG

DCE UFJF

DCE UFU

DCE UFV

Fiocruz  Minas

Fundação Maurício Grabois

FUNED

IFMG – Reitoria.

IFMG Campus Betim,

IFMG Campus Piumhi,

Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022

Projeto Periódicos de Minas

SBPC Minas,

SINASEFE/IFMG,

SINDCEFET-MG,

UEE MG

UFMG

UNE

Jornal da Ciência