Com 20 atividades programadas para SC, Marcha Virtual pela Ciência acontece nesta quinta

Confira a programação organizada pela SBPC no Estado

Nesta quinta-feira, 7 de maio, acontece a Marcha Virtual pela Ciência, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Pela primeira vez, por conta das medidas de distanciamento social, o evento aderiu ao “virtual” e se dará inteiramente nas redes sociais. O objetivo da Marcha é reforçar a importância da produção científica no combate à pandemia de Covid-19. Além de quatro atividades nacionais, já são 16 atividades locais programadas em Santa Catarina. 

Às 9 horas, o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, vai mediar um debate ao vivo na página da Apufsc no Facebook com a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, e o professor Maurício Gariba Júnior, eleito para o cargo de reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  

Com o tema Educação, Saúde e Democracia, o foco central da live da Apufsc é: A educação científica dos jovens e o papel das Instituições Federais de Ensino (IFEs) em tempos de pandemia. O debate terá duração de 40 minutos. Saiba mais sobre o painel através deste link. Acompanhe e participe!

A  Marcha Virtual pela Ciência conta com o apoio de mais de 80 entidades. Sindicatos de professores, universidades e entidades científicas fazem parte do movimento. Em âmbito nacional, os principais painéis são “Enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil” às 10h30 e “A CT&I no Brasil: Sucessos e desafios” às 15h. Ambos promovidos pela SBPC.

Em Santa Catarina, um dos destaques é o seminário “Escola é Lugar de Ciência (também e principalmente) em tempos de pandemia” às 18h30, com participação da SBPC-SC e Comissão de Educação da Alesc. A transmissão acontece na página da SBPC-SC no Facebook.

Confira a programação:

9h – Educação, Saúde e Democracia: A educação científica e o papel das Instituições Federais de Ensino (IFEs) em tempos de pandemia (Apufsc-Sindical)

9h – Café com Gestão Costeira (LAGECI-UFSC)

9h30 – Como os estudos sobre Direitos Humanos podem nos ajudar a compreender a crise do coronavírus? (IMDH-UFSC)

10h30 – PAINEL NACIONAL: Enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil (SBPC)

12h – Tuitaço (SBPC)

13h30 – Gênero, autoritarismo e Pandemia (Laboratório de Estudos de Gênero e História, PPGH da UFSC)

14h – Saúde Coletiva como ciência interdisciplinar, campo interseccional e prática interprofissional – desafios e perspectivas (PPG Saúde Coletiva da UFSC)

14h – Ciência é investimento essencial (PPG Ecossistemas Agrícolas e Naturais da UFSC)

14h30 – Pandemias em perspectiva histórica (PPG História Global da UFSC)

15h – PAINEL NACIONAL: A CT&I no Brasil: sucessos e desafios (SBPC)

16h30 – Sororidade e Dororidade juntas no combate à Covid-19, com a escritora Vilma Piedade (SBPC-SC e Proj. Ciência da Ciência)

16h30 – Divulgação Científica mostrando que a ciência é investimento essencial (Projeto Sporum do PET Biologia da UFSC)

17h15 – Pandemia Covid-19 e Direito: construção jurídica do novo normal (PPG Direito UFSC)

17h15 – Poluição das águas e Saúde Única: do Covid às estratégias baseadas na natureza (PPGs-Ecologia, Oceanografia, Biotecnologia da UFSC)

18h – Tuitaço (SBPC)

18h30 – Seminário Catarinense “Escola é Lugar de Ciência (também e principalmente) em tempos de pandemia” (SBPC-SC e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina)

18h30 – Vamos falar sobre a produção do racismo no Brasil? (SBPC-SC e Proj. Ciencia da Ciência)

18h30 – Conversando sobre energia e sustentabilidade em tempos de pandemia (PPG Energia e Sustentabilidade – UFSC/Araranguá)

19h30 – Democracia, ciência e opinião (UFFS, Campus Erechim)

20h – “Xawara: o que os povos indígenas têm a nos contar sobre tempos de pandemias” (Projeto “Ciência no Bar”)

Ao longo do dia, as lives serão transmitidas em diferentes sites e redes sociais. Confira no PDF abaixo em quais plataformas acontecerão as atividades de seu interesse. Participe!

Imprensa Apufsc