Live da Apufsc: “Educação, Saúde, Democracia e o papel das IFEs”

Reitora do IFC e reitor eleito do IFSC discutiram o papel das Instituições Federais de Ensino em tempos de pandemia

A Apufsc promoveu nesta quinta-feira, como parte da Marcha Virtual pela Ciência, um debate ao vivo na página do sindicato no Facebook com a participação da reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, e o professor Maurício Gariba Júnior, eleito para o cargo de reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  

O foco central da live, que teve a mediação do presidente da Apufsc, Bebeto Marques, foi a educação científica dos jovens e o papel das Instituições Federais de Ensino (IFEs) em tempos de pandemia.

Confira abaixo:

Live da Apufsc: "Educação, Saúde e Democracia"

Posted by Apufsc-Sindical on Thursday, May 7, 2020

Neste 7 de maio, a Marcha Virtual pela Ciência, tradicional evento da SBPC, está sendo realizado nas redes sociais.  Segundo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o objetivo da Marcha, que conta com o apoio de mais 80 entidades, é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19. Sindicatos de professores, universidades e entidades científicas de todo o país irão se manifestar nas redes sociais ao longo de todo o dia 7 de maio.

A programação completa está disponível neste link.

A Marcha, além de reforçar a luta que já dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País, também reitera os termos do PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado pela CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC e que ganhou apoio de mais de uma centena instituições e associações, pede a união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Sobre os debatedores da Live da Apufsc:

Maurício Gariba Júnior: graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC e Doutor em Mídia e Conhecimento também pela UFSC, fez Pós-Doutorado na Universidad Politécnica de Madrid. No IFSC desde 1989, foi Coordenador do Curso de Eletrônica e Chefe do Departamento  Acadêmico de Eletrônica, entre outras funções.  De 2011 a 2016, exerceu a função de Diretor Geral do IFSC, eleito pelo campus Florianópolis. Em novembro de 2019, foi eleito para o cargo de reitor do IFSC com 36,29%,  dos votos e  deveria ter assumido a reitoria no dia 20 de abril deste ano. No entanto, após tentativa de nomear para o cargo um professor que não havia nem mesmo participado do pleito, e que acabou rejeitando a nomeação, nesta segunda-feira (4) o MEC nomeou reitor o segundo colocado na eleição.

Sônia Regina de Souza Fernandes é professora e pesquisadora com experiência na área da Educação Básica e Superior. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), tem Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, incluindo um período sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Integra o quadro docente do Instituto Federal Catarinense (IFC) desde 2010. No Instituto, coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o setor de Ensino Superior. Foi eleita reitora do IFC em 2016 e reeleita para o cargo em 2019.

Imprensa Apufsc

Compartilhar