Projeto Imagine, da UFSC, explica “O mundo dos vírus”

Nova série de vídeos é voltada aos professores da educação básica e conta com apoio da SBPC-SC para divulgação

A Ciência  na Pandemia é uma série de vídeos criada especialmente para servir de apoio a professoras e professores da educação básica, mas que também pode ser acompanhada por um montão de gente curiosa, que quer saber mais sobre a ciência por trás da Covid-19. Estudantes de graduação ou ensino médio, jovens que curtem ciência e adultos de todas as idades. Enfim, qualquer pessoa interessada em obter conhecimento científico confiável e acessível, para poder se situar nesse momento de pandemia.

As explicações são dadas por professores e pesquisadores universitários, especialistas em diversas áreas científicas, que compartilharão seus conhecimentos com uma linguagem simples, ajudando a esclarecer aspectos fundamentais da atual crise sanitária.

Na primeira temporada – O MUNDO DOS VÍRUS à luz da biologia molecular –os profs. Aguinaldo e André explicam o funcionamento dos vírus e como eles se aproveitam da nossa maquinaria biológica para se espalhar pelo mundo. São nove episódios, que duram de 20 a 30 minutos cada um, e que podem ser assistidos separadamente ou “maratonando” na companhia de um saco de pipoca.

A realização é do Projeto Imagine, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e conta com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Santa Catarina (SBPC-SC) e do 1º Seminário Catarinense “Escola é Lugar de Ciência”.

Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do Imagine no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCmPNIIXVm5v_x1I_sMSfxKA/) e serão anunciados em nas redes sociais à medida que forem sendo liberados – cerca de um por dia, exceto nos finais de semana.

Perguntas, sugestões ou dúvidas sobre o conteúdo poderão ser feitas nos comentários do próprio youtube ou na página do Facebook https://www.facebook.com/UFSCProjetoImagine/.

Não perca também as temporadas 2 e 3, que já estão sendo preparadas. A Temp. 02 é sobre a origem dos medicamentos e a busca de um tratamento para a Covid-19 e a Temp. 03 explicará o que são e como funcionam os testes diagnósticos.

Jornal da Ciência