Apufsc solicita à Reitoria sessão extraordinária do Conselho Universitário

A diretoria da Apufsc-Sindical encaminhou nesta quarta-feira (13) um ofício à Reitoria da UFSC solicitando uma reunião extraordinária e virtual do Conselho Universitário. A razão do pedido é a apreciação das Portarias nº 360 e 727 que tratam, respectivamente, da instituição do Comitê de Combate à Pandemia do COVID-19 e da prorrogação do mandato da vice-reitora da universidade.

Leia abaixo o ofício na íntegra:

Ofício nº 33/2020 – Apufsc-Sindical
Florianópolis, 13 de maio de 2020

Ao Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina
Professor Ubaldo César Balthazar

Assunto: Portarias nº 360 e nº 727

Prezado Reitor,

Inicialmente gostaríamos de parabeniza-lo pela iniciativa de constituir o Comitê de Combate à Pandemia do COVID-19, constante na Portaria nº 360, de 11 de maio de 2020.

Todavia, ao observar a composição, normas e procedimentos para o funcionamento dos Comitês e Subcomitês consideramos as estruturas organizativas e instâncias decisórias, não no seu todo, são pouco apropriadas ao tratamento de um assunto dessa magnitude e urgência, como é a pandemia do COVID-19. Desse modo, a Apufsc-Sindical solicita que se abra a possibilidade de revisão da referida Portaria, momento esse que poderíamos apresentar as sugestões para o aperfeiçoamento. Registrando, ainda, que o Sindicato não recebeu formalmente convite à participação nesses Comitês.

Outrossim, solicita-se que sejam prestados maiores esclarecimentos sobre as motivações para a prorrogação do mandato da Vice-reitora, por meio de uma Portaria nº 727 (07 de maio de 2020), dado que se deu sem uma discussão e envolvimento da comunidade universitária, em especial, do Conselho Universitário.

Para tanto, reivindicamos, o mais rápido possível, a convocação extraordinária, na modalidade virtual, do Egrégio Conselho Universitário para tratar desses dois temas.

Atenciosamente,

Prof. Carlos Alberto Marques
Presidente
Apufsc-Sindical