Live da Apufsc: “A Guerra Cultural contra as Universidades Públicas”

Live da Apufsc desta quinta-feira, dia 4 de junho, teve a participação dos professores João Cezar Castro Rocha, da UERJ, e de Samuel Lima, da UFSC

Live da Apufsc: "Guerra cultural contra as universidades públicas"

Posted by Apufsc-Sindical on Thursday, June 4, 2020

A Guerra Cultural contra as Universidades Públicas foi tema da live da Apufsc desta quinta-feira, dia 4 de junho. O debate contou com a participação dos professores João Cezar Castro Rocha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Samuel Lima, do curso de Jornalismo da UFSC, com mediação de Eduardo Meditsch, diretor de Divulgação e Imprensa da Apufsc e professor titular-aposentado do Departamento de Jornalismo da UFSC. O debate foi transmitido ao vivo pelo Facebook do sindicato.

Sobre os debatedores

João Cezar Castro Rocha é professor titular de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e autor do livro Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas do Brasil, que deve ser lançado no fim de junho pela editora Caminhos.  Graduado em História e mestre e doutor em Letras pela mesma instituição, fez um segundo doutorado em Literatura Comparada na Stanford University, EUA. Realizou estudos de pós-doutorado na Freie Universität e na Princeton University. Recebeu em 2014 o prêmio Ensaio e Crítica Literária da Academia Brasileira de Letras, e em 1998, o Prêmio Mário de Andrade da Biblioteca Nacional. 

Samuel Pantoja Lima é professor do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde março de 2016. Graduado em Jornalismo pela UFSC (1988), cursou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, tanto no mestrado quanto no doutoramento na área de “Mídia e Teoria do Conhecimento”. É pesquisador do Objethos – Observatório da Ética Jornalística da UFSC e atualmente está em pós-doutorado na UnB. Autor e co-autor de diversos livros na área de comunicação, entre eles “Jornalismo, Crítica e Ética”, lançado em 2016.

Lives da Apufsc

As conversas e debates por meio de transmissão ao vivo são mais uma iniciativa do sindicato para informar e conectar os seus filiados durante o período de isolamento social. Desde o fim de abril, já foram realizadas cinco lives que abordaram a função do sindicato, os direitos dos trabalhadores, o papel das instituições federais de ensino e a educação a distância e à Ciência no enfrentamento à pandemia. Confira abaixo:

Ações Humanitárias na Pandemia – exemplos em Florianópolis e no Brasil – 28/05

A Ciência no enfrentamento à pandemia – 21/05

Educação a Distância em tempos de pandemia – 14/05

Live da Apufsc na Marcha pela Ciência – 07/05

Direitos dos Trabalhadores na pandemia – 1º/05

A função do Sindicato em meio à pandemia – 28/04

Imprensa Apufsc