Andifes divulga nota em defesa da universidade pública e da política de cotas

Documento marca posicionamento da Associação diante dos recentes ataques à política de cotas e à universidade pública nas redes sociais. 

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nesta sexta-feira, 5 de junho nota em defesa da universidade pública e da política de cotas raciais.

Intitulado ‘A universidade pública, gratuita e inclusiva‘, o documento marca posicionamento da Associação diante dos recentes ataques à política de cotas e à universidade pública através das redes sociais. 

Na nota, a entidade esclarece que as instituições públicas de ensino superior adotam, em cumprimento à lei, criteriosos procedimentos de seleção, verificação e acesso às vagas reservadas, atuando com responsabilidade e oferecendo à sociedade canais institucionais para apuração de eventuais denúncias.

“A Andifes repudia, portanto, as fraudes praticadas contra o sistema de cotas, que usurpam a oportunidade de acesso à vida universitária a quem teria esse direito. Por outro lado, não se justifica a exposição pública de estudantes, como, de resto, de qualquer pessoa, através de redes sociais, disseminado a divisão e o ódio entre os brasileiros. “

Fonte: UFSC