Reitor da UFSC fala sobre retorno do ensino em debate no SBT

O reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar, participou nesta quarta-feira (10) de um debate no programa SBT Meio-dia com o secretário de Estado de Educação, Natalino Uggioni, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta e o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt.

Em seu último decreto, o governo estadual estabeleceu a data de 7 de julho para retorno de atividades presenciais no ensino superior em Santa Catarina e 2 de agosto para as escolas.

Questionado sobre a paralisação do ensino na UFSC, Balthazar disse que a universidade busca uma forma de não prejudicar os alunos e suas famílias e que uma solução de educação remota dependeria de capacitação dos professores. “Existe toda uma técnica de ensino a distância que a maioria dos professores não domina. Eles precisariam de uma capacitação para isso ser feito. Não podíamos de um dia para outro colocar os professores para dar aula no EAD.”

A retomada na Udesc está sendo realizada em fases. Segundo Dilmar Baretta, os 50 cursos de pós-graduação já estão funcionando desde o dia 25 de abril na modalidade de ensino remoto. Os cursos que já eram realizados à distância foram retomados no dia 5 de maio e o próximo passo é ampliar para o restante da graduação. “A grande dificuldade era a retomada dos cursos de graduação, mas a experiência que tivemos com os programas dos 50 cursos de pós-graduação foi muito boa.”

Na Unisul, Mauri Luiz Heerdt disse que a migração para ambientes digitais foi anunciada no mesmo dia da suspensão das aulas presenciais. “Por que tivemos a capacidade de fazer isso? Porque temos uma experiência de 20 anos de história em educação a distância.” Segundo ele, a universidade disponibilizou computadores e acesso a internet para 197 estudantes em suas casas.

Confira o debate completo: