Nota de esclarecimento – O CCE e a pandemia de Covid-19

O Centro de Comunicação e Expressão da UFSC elaborou uma nota de esclarecimento em resposta às críticas e ataques sofridos pela unidade na imprensa catarinense e nas redes sociais. Leia o documento abaixo:

O Centro de Comunicação e Expressão da UFSC – CCE vem, através dessa, registrar seu comprometimento com o serviço público, representado aqui pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Temos conhecimento dos ataques que estamos enfrentando, e que tem sido efetivados por uma pequena parte da população catarinense, que tem se manifestado tanto pela imprensa quanto pelas redes sociais.

Respeitamos as opiniões que divergem de nosso ponto de vista, porém, antes que essas sejam emitidas, convidamos a todos a consultarem o site de nossa instituição e de cada um de nossos cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, e a acompanharem os trabalhos que vem sendo realizados durante o período de quarentena.

Não estamos parados. Não estamos em férias. Estamos trabalhando de forma exaustiva e consciente no sentido de preservar a vida de todos aqueles que fazem parte de nossa comunidade acadêmica e também daqueles que, indiretamente, fazem parte e dependem da UFSC. Nosso trabalho é sério, cauteloso, respeitoso e visa, acima de tudo, a preservação da VIDA, pensando sempre na manutenção do ensino público, gratuito e, antes de mais nada, de QUALIDADE.

O processo de retomada das atividades letivas, sejam essas presenciais ou a distância, não é fácil, pois depende de diversos fatores. E esta discussão passa por um processo democrático e transparente, adotado pela UFSC desde o início de nossa quarentena, para seus encaminhamentos.

As vidas de nossos estudantes precisam ser preservadas. A vida de nossos servidores, tanto técnicos quanto docentes, precisam ser preservadas, e, neste momento, a única coisa que nos garante isso é a MANUTENÇÃO DA QUARENTENA.

Atividades educacionais remotas! Sim! Tal opção está sendo estudada e amplamente discutida entre todos os setores da instituição. Não queremos de forma alguma nos precipitar em nossas decisões e acabar prejudicando mais do que ajudando. A UFSC não é irresponsável. Muito pelo contrário!

Basta analisar a história recente e verificar que fomos os primeiros a suspender as aulas quando esta doença passou a ser uma ameaça entre nós.

E, mesmo com a suspensão das aulas, nosso trabalho não parou. A UFSC não fechou. Continuamos trabalhando remotamente e com a qualidade e dedicação de sempre. Pesquisa, extensão, administração, defesas, qualificações, grupos de estudos, eventos virtuais, publicações, reuniões virtuais, comissões e tantas outras atividades continuam a acontecer.

Não estamos parados!

Nesse sentido, gostaríamos de afirmar que toda crítica é bem vinda, desde que baseada em informações confiáveis, que ajudem a solucionar problemas e respeitem o próximo.

Confira o documento na íntegra com os membros signatários.