Em vídeo, reitor da UFSC anuncia preparação para aulas em ensino remoto

“Nós vamos trabalhar com bastante cuidado porque ninguém pode ser prejudicado nesse processo”, garante Ubaldo Balthazar em vídeo

Em vídeo compartilhado nas redes sociais nesta quarta-feira, dia 24, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar anunciou que a UFSC se prepara para voltar à relativa normalidade. Durante os dez minutos, Balthazar não dá detalhes sobre datas ou formatos das atividades remotas a serem aplicadas. “Nós não vamos ter aula presencial enquanto essa pandemia estiver entre nós. Isso é um consenso na Universidade”, afirma o reitor.

O ensino remoto deve durar um ou dois semestres letivos, de acordo com Balthazar. “Enquanto não surgir um medicamento ou uma vacina que resolva o problema da pandemia, nós não vamos botar todo mundo dentro da Universidade. Ia ser uma hecatombe”, complementa.

O Conselho Universitário (CUn) deve se reunir na próxima sexta-feira, dia 26 de junho, para deliberar sobre a Resolução. Depois, uma nova reunião deve ser convocada para a decisão. “Nós vamos trabalhar com cuidado, com bastante cuidado, porque ninguém pode ser prejudicado nesse processo”, garante o reitor, “É um processo realmente delicado. Nós temos muita gente dentro da Universidade que não tem condições de fazer o trabalho remoto. Ou estudante para assistir as suas aulas de forma remota”.

Após aprovação do CUn, será necessário o período entre duas semanas e um mês para capacitar professores e técnicos, além de propiciar condições necessárias aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade.

No vídeo, o reitor agradeceu aos mais de 100 professores, técnicos e estudantes que trabalharam para planejar o retorno das atividades. “Vamos continuar no caminho que estávamos seguindo e estamos seguindo para que as coisas aconteçam da melhor forma possível para todos”, complementa.

Confira na íntegra o vídeo:

Imprensa Apufsc