Joinville será o novo epicentro do coronavírus em SC, diz pesquisador da UFSC, Lauro Mattei

Ele realiza análises do avanço da doença no Estado pelo Núcleo de Estudos da universidade

O novo epicentro do coronavírus em Santa Catarina será em Joinville, segundo o professor Lauro Mattei, que coordena o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da UFSC, que faz uma análise dos números de contágio por Covid-19 no Estado. Os dados serão publicados no boletim da Covid-19 em Santa Catarina desta segunda-feira, 29.

Em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da rádio CBN Diário, no último sábado, 27, Mattei afirmou que o estudo é baseado nas confirmações da última semana, quando houve um aumento em mais de 70% do número de casos em Joinville. Ele chamou atenção para o fato de isso não ter acontecido em outras cidades de Santa Catarina, exceto em Chapecó e Concórdia.

“Joinville sempre esteve à frente e acima com o número de mortes. E sempre aparecia abaixo da média de Santa Catarina quando você fazia a comparação entre o número de casos por 100 mil habitantes. Nesta última semana, em 19 de junho, estava em oitavo lugar e hoje (sábado), aparece em terceiro. Houve um crescimento de 79% em apenas uma semana em Joinville”, conclui o professor.

Mattei também analisa que esta situação deve chegar a outras cidades da microrregião de Joinville, de São Bento do Sul a São Francisco do Sul. O comentário sobre Joinville foi feito quando o pesquisador falava sobre o circuito e o movimento da doença. Segundo ele, é possível ver a partir da análise dos dados que, atualmente, a doença já chegou a pelo menos 90% dos municípios de Santa Catarina e que, até o fim de julho, estará em todas cidades catarinense. Para ele, em junho, há um movimento muito grande de deslocamento do novo coronavírus para cidades pequenas, ainda que a maior concentração esteja nas cidades maiores.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, o alto número de casos confirmados na última semana deve-se à expansão da testagem. Em junho, foram realizados quase 12 mil testes. Até maio, haviam sido feitos apenas 2.406 testes. 

Leia na íntegra: NSC Total