UFF inicia amanhã aulas remotas para estudantes próximos a concluir a graduação

A Federal Fluminense estuda como ampliar o modelo a outros alunos

Sem uma orientação definida pelo Ministério da Educação (MEC) para a retomada das aulas presenciais, a Universidade Federal Fluminense (UFF) — além de universidades particulares instaladas em Niterói (Anhanguera, Candido Mendes, Estácio de Sá e Unilasalle) — segue no planejamento para um retorno gradual, mantendo o ensino remoto emergencial para as disciplinas teóricas.

Mais tempo para voltar

Amanhã, a UFF retoma as aulas de forma remota para estudantes de graduação considerados concluintes, aqueles para os quais faltam 272 horas ou quatro disciplinas para terminar o curso. A universidade está finalizando o Programa de Inclusão Digital e Apoio às Atividades Remotas a fim de ampliar o modelo, em caráter excepcional, a outros alunos.

Para isso, a UFF está capacitando o seu corpo docente e mapeando as necessidades e condições de acesso dos estudantes à internet para estruturar a transição. Apresentações de trabalhos de conclusão de curso, monografias, atividades complementares e de pós-graduação e de extensão estão sendo feitas de forma remota. A universidade ainda não tem previsão para retorno às atividades presenciais.

O diretor de Política Regulatória da Secretaria de de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres-MEC), Márcio Coelho, em uma videoconferência no último dia 16 com representantes do setor privado, confirmou que vai prorrogar até 31 de dezembro o prazo para as atividades remotas no ensino superior. A medida permitirá às instituições seguirem com o isolamento mais rígido. No entanto, a necessidade das aulas presenciais das disciplinas práticas pode fazer com que as aulas retornem de forma gradual em esquema de rodízio em salas e laboratórios, como determina a previsão da prefeitura para o estágio amarelo 1.

Vestibular online

O Enem 2020, que teve 6,1 milhões de inscritos em todo o país, ainda não tem uma data para ser realizado. Na próxima terça-feira, termina a enquete criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, para os candidatos escolherem entre três opções: dezembro deste ano, janeiro ou maio de 2021. Todas as universidades particulares de Niterói mantiveram o vestibular para este ano e realizam o processo seletivo integralmente on-line. As inscrições e o envio dos documentos podem ser feitos através de seus sites, nos quais também é realizada a prova.

Leia na íntegra: O Globo