Vacinas contra a Covid-19 são testadas no Brasil: veja como as pesquisas funcionam

No Fantástico do último domingo, a repórter Sônia Bridi mostra o trabalho dos pesquisadores

Quando finalmente nós vamos ter uma vacina contra a Covid-19? Para responder a pergunta mais feita por pessoas do mundo todo, a repórter Sônia Bridi mostrou em reportagem veiculada no programa de televisão da Rede Globo, Fantástico, no último domingo, 28, como vão funcionar os testes aqui no Brasil de duas vacinas consideradas bastante promissoras.

Três mil voluntários vão participar dos testes. Em São Paulo, foram selecionados 2 mil profissionais que atuam no combate à pandemia no hospital da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Outros mil voluntários serão recrutados pelo instituto D’or de Pesquisa e Ensino, do Rio de Janeiro.

Cientistas concordam: talvez a primeira vacina aprovada contra a Covid-19 não seja a melhor possível. Mas, sendo segura e mesmo oferecendo uma proteção parcial, ela deve ser usada por causa da gravidade da pandemia.

A vacina de Oxford é uma das mais promissoras entre as mais de 140 que estão sendo testadas pelo mundo. Primeiro elas são testadas em animais; depois, em pequenos grupos de pessoas. Na fase final, acontece o teste num grande grupo de humanos – metade recebe a vacina, metade recebe um placebo, uma mistura que não tem efeito. A eficácia é medida na comparação entre os dois grupos.

O Fantástico visitou as instalações da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que vai receber a tecnologia e os insumos pra produção das doses. A reportagem pode ser assistida aqui.

Fonte: G1