Nota de pesar: falecimento do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado

Faleceu na noite desta quinta-feira (2), às 23h30, o professor Luiz Carlos Pinheiro Machado. Conhecido como Pinheirão, o docente titular aposentado do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural (UFSC/CCA) completaria 92 anos nesta sexta-feira (3).

Luiz Carlos lecionou também na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição pela qual era Doutor em Agronomia, além da Universidade Católica Argentina e da Universidade de Buenos Aires. Foi pioneiro no ensino da Etologia, sendo o criador e professor da primeira turma que cursou a disciplina na América Latina.

Foi presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na década de 1980, além de ter presidido e feito parte da fundação da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). Era consultor internacional em agropecuária sustentável e participava da formação de profissionais na área de produção agrícola limpa. Em seu longo currículo constam ainda homenagens como a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea e a Comenda do Legislativo Catarinense.

O sepultamento ocorreu na manhã desta sexta-feira, no hospital Santa Casa, em Porto Alegre. Uma cerimônia ecumênica virtual deverá ser realizada pela família no domingo (5), às 11h.

A Apufsc-Sindical se solidariza com familiares e amigos do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, figura importante também para as lutas da categoria em defesa da universidade pública.