Professores de Física da UFSC criam canais nas redes sociais para divulgar produção científica e integrar alunos

Buscando reduzir a distância entre professores e alunos durante o período de isolamento social, a Coordenação dos Cursos de Física da UFSC criou canais nas redes sociais para transmitir informações e divulgar sua produção científica. No YouTube, a primeira série de vídeos traz entrevistas com docentes que atuam nos departamentos de Física, Matemática e Química. Partindo da questão “Quem é você na UFSC?”, os professores conversam sobre seu histórico e áreas de pesquisa e atuação dentro da universidade.

O professor e subcoordenador dos cursos de Física, Jorge Kondo, conta que o objetivo é informar alunos sobre bolsas, estágios, oportunidades de iniciação científica, além de divulgar o trabalho realizado em projetos de pesquisa e extensão. “A ideia é que o formato não seja muito rígido e formal, mas que dê uma liberdade para o professor e com o qual os alunos tenham empatia”, explica.

Episódio com a professora Natalia Vale Asari, que atua na área de astrofísica

Kondo pondera também sobre a importância da divulgação da produção científica para fora da universidade. “A extensão universitária é de suma importância para a divulgação e apoio da comunidade externa. Percebemos que a conexão entre as pesquisas realizadas na comunidade acadêmica acaba sendo endêmica, apesar de ações de divulgação pontuais, talvez a falta de uma assistência experiente torne o processo menos eficiente”, afirma.

Também estão planejadas outras séries de vídeos com professores aposentados e físicos de outras universidades com excelência em suas áreas.

Além do canal no Youtube, os cursos de Física estão no Twitter (@UfscFisica) e no Instagram (@gradfisicaufsc).