Notícias

Dirigentes do Sindicato apresentam pauta de reivindicação ao reitor da UFSC

APUFSC

As demandas da Apufsc-Sindical foram pautas de reunião entre membros da Diretoria do Sindicato e o reitor eleito da UFSC, professor Ubaldo Balthazar, que aconteceu nesta quarta-feira (2). Os dirigentes sindicais reivindicam mais atenção nas questões da saúde preventiva dos professores e sobre os aumentos abusivos nos valores do plano de saúde oferecido pela Universidade. “Esses assuntos requerem uma atenção especial da UFSC”, defendem os diretores.

O processo eleitoral para a escolha do reitor também foi discutido no encontro. A Apufsc não concorda com a forma adotada para a realização do pleito, por isso, lembraram os diretores, em 2015 a Entidade realizou uma consulta paralela para saber a opinião da categoria. O resultado foi encaminhado ao Conselho Universitário (CUn), que não deu andamento e o arquivou. Os diretores também não admitem a presença do Andes na comissão eleitoral, já que o sindicato nacional está proibido, por determinação judicial, de atuar em Santa Catarina.

Outra demanda foi sobre a possibilidade da UFSC disponibilizar uma sala para o Sindicato atender os professores que atuam no campus da UFSC em Joinville. A Apufsc já tem uma sede na cidade, mas, com a mudança da Universidade para o Perini Business Park, o local ficou longe do campus, o que prejudica o atendimento dos docentes.

Os dirigentes também solicitaram ao reitor um espaço, durante as próximas cerimônias de posse de novos professores, para fazer a apresentação do Sindicato e mostrar aos profissionais como funciona o Sindicato e a importância de ser sindicalizado.

A Operação Ouvidos Moucos da Polícia Federal também foi pauta do encontro. O reitor informou que a comissão formada pelo CUn para acompanhar todo o processo já está com o relatório pronto e deve divulgar as conclusões em breve. De acordo com Balthazar “temos que tomar uma posição, isso já demorou demais”.

Segundo o presidente da Apufsc, professor Wilson Erbs, esta foi apenas uma prévia das demandas do Sindicato. Um pacote com todas as reivindicações dos professores deverá ser apresentado em breve à Reitoria. Esse documento ainda está sendo preparado pela Diretoria, Conselho de Representantes (CR) e demais professores. “Esperamos manter um diálogo aberto e franco com a Reitoria”, acrescentou Erbs no final do encontro.

O reitor Ubaldo Balthazar se comprometeu em analisar as demandas e dar uma resposta, sobre algumas das reivindicações, em breve.
 
 

Manchete

Reunião aconteceu na quarta-feira (2). Entre os assuntos abordados estão às questões ligadas a saúde preventiva dos professores, além de outros assuntos de interesse da categoria


Postado

2.maio | 2018


Tags

ufsc; apufsc; reunião; reivindicações; pauta


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 3027.7992 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb