Arquivo Central realiza exposição virtual com tema Fundação Universidade de Santa Catarina

Em 1957 iniciou-se a construção do conjunto universitário na Trindade, com a criação da Faculdade de Filosofia

A Coordenadoria do Arquivo Central divulgou nesta terça-feira, dia 13, a exposição virtual com o tema Fundação Universidade de Santa Catarina, organização que realizou ações preparatórias para a criação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre os documentos expostos encontram-se esboços do estatuto da Fundação, planos para a cidade universitária com ações para organização hierárquica e do espaço físico da universidade nas décadas de 1950 e 1960, bem como aqueles destinados à instalação da universidade.

A Fundação Universidade de Santa Catarina teve início com a promulgação da Lei n° 1.363, de 29 de outubro de 1955, que autorizou o Poder Executivo a promover a criação da Universidade de Santa Catarina, prevista no artigo 180 da Constituição do Estado e no art. 24 do Ato das Disposições Constitucionais e Transitórias (ADCT).

Obras na cidade universitária nos anos 1950 e 1960 (Crédito: Acervo Agecom/UFSC)
Obras de construção do primeiro edifício da cidade universitária (Crédito: Acervo da Agecom/UFSC)

Para tanto, a Fundação teve dentre seus propósitos encarregar-se da execução do Plano da Cidade Universitária, que foi implantada nas terras doadas pelo Estado, da Fazenda Modelo Assis Brasil, localizada no subdistrito da Trindade, em Florianópolis. O professor Henrique da Silva Fontes foi nomeado pelo governador para os atos preparatórios da criação da UFSC. O Plano da Cidade universitária foi aprovado pelo então Governador em exercício Jorge Lacerda, mesmo com recomendação contrária do plano diretor da cidade de Florianópolis, em 1952. Assim, no ano de 1957 iniciou-se a construção do conjunto universitário na Trindade, a partir da Faculdade de Filosofia, com recursos do governo estadual.

No mesmo ano, a Faculdade de Direito foi federalizada, dando início ao movimento de criação de uma instituição federal de ensino, na conjunção dos ideais de Henrique da Silva Fontes e David Ferreira Lima. Paralelamente, a execução do Plano da Cidade Universitária e despesas de manutenção foram transferidos a Governo do Estado. Posteriormente, por meio da Lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960, assinada por Juscelino Kubitschek, a Universidade de Santa Catarina foi criada.

A Fundação Universidade de Santa Catarina não chegou a se estabelecer como uma universidade de fato, tratou-se de organização preparatória e destinada a estudos sobre a futura esfera de competência da Universidade, se estadual ou municipal, entre outras questões operacionais e legais para sua implementação. A Fundação foi extinta em dezembro de 1960, consumada a doação das terras situadas no subdistrito da Trindade pelo Governo do Estado.

::: Acesse a exposição virtual

Fonte: Notícias da UFSC